Direção da Cosulati solicita apoio a deputado

(Foto: Divulgação)

Durante a visitação do parlamentar ao Centro Administrativo da Praça 20 de Setembro na última quarta – feira (24) o diretor administrativo da Cosulati Almir Mendonça entregou ao deputado federal Alceu Moreira (MDB) um documento constando medidas importantes que podem significar um grande avanço para a mudança do atual quadro da cooperativa.

A permanência do parlamentar federal deu-se por mais de uma hora e esteve acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural de Pelotas Jair Seidel, o gerente regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Alexandre Ávila, representante da Emater e equipe de trabalho. Além do documento entregue houve muitas conversações sobre o atual momento enfrentado pelo setor leiteiro no estado e no país e de alternativas possíveis para o fortalecimento da atividade.

O diretor da Cosulati Almir Mendonça junto ao conselheiro fiscal Jader Kickofel, gerente comercial Silvio Ruas, gerente do departamento técnico Mateus Figas e o técnico Geferson Zorzoli, reiterou para o deputado intervenha em favor da cooperativa visto que a plena recuperação vai permitir mais renda aos cooperados e geração de emprego da região. “Precisamos criar cada vez mais condições para os nossos associados se manterem e ampliarem sua produção, com mais leite, mais industrialização e com isso mais empregos, hoje são 234 funcionários e já foram 900 antes da crise”, afirmou o administrador.

Confira as medidas:

– Alteração na Lei Federal nº 8.666/1993 para que empresas desprovidas de certidões negativas possam participar de certames licitatórios públicos através da retenção de um percentual de pelo menos 10% do lucro obtido na venda para abatimento do passivo existente com o governo;

– Propor programa que incentive a permanência do jovem no campo, diminuindo o êxodo rural e garantindo a sucessão nas propriedades;

– Articulação do fim dos incentivos fiscais para a importação de produtos lácteos;

– Auxiliar na liberação dos recursos oriundos do PIS/COFINS de projeto da cooperativa aprovado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

– Abertura de linha de financiamento a fundo perdido ou emenda parlamentar a fim de favorecer produtores impossibilitados de adquirirem o resfriador exigido na Instrução Normativa nº 77/2018 do MAPA, uma vez que 38% dos associados da Cosulati estão nessa condição.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome