O V Festim de Maio #EuLeioPelotas será de 26 a 28 de maio, no Casarão 2, sede da Secretaria de Cultura (Secult), apoiadora do evento promovido pelo Coletivo Autores de Pelotas (CAP). Todas as atividades terão entrada franca. A quinta edição trará trabalhos inspirados no tema água, em consonância com o lançamento da primeira antologia temática do grupo – Aguaceiro.
O livro apresenta textos de dez integrantes do CAP, entre contos, poemas, crônicas e teatro. “O tema foi definido em outubro do ano passado, porque Pelotas é cercada por águas, mas não imaginávamos que o município iria enfrentar mais um período crítico de escassez, o que acaba por tornar a temática ainda mais pertinente”, destaca Otávia Cé, da equipe organizadora do evento.
Noite do Aguaceiro será o evento de abertura, dia 26, com o lançamento da Antologia, a partir das 19h na Secult. Os escritores farão sessão de autógrafos coletiva para a entrega dos exemplares adquiridos na pré-venda e durante a semana. Cristina Carraro (voz) e Júnior Baz (violão) apresentarão um repertório de músicas com o tema água e também haverá leituras com os escritores. O livro ainda pode ser adquirido pelas redes sociais Eu Leio Pelotas e pelo e-mail [email protected].
No segundo dia, haverá Feira Itinerante #EuLeioPelotasporaí no Mercado das Pulgas, das 10 às 17h, com a venda dos livros dos integrantes do CAP. À tarde, às 17h30, Oficina de Dramatização Literária ministrada por Charlie Rayné, em parceria com o Ponto de Leitura da Secult – inscrições pelo e-mail [email protected] (vagas limitadas).
Ainda na noite de sábado (27), a partir das 20h, ocorrerá o Mergulho Noturno, uma imersão em ambientes temáticos (o leitor é convidado a fazer um passeio pelo andar térreo do Casarão 2, percorrendo ambientes em que são desenvolvidas atividades com o tema água (música, iluminação, adereços, poesia, teatro, leituras dramatizadas, exposição, e outros). A última parada será a apresentação do esquete teatral de Charlie Rayné, O Conto de Água Seca, pelo Studio Atores de Pelotas, com Teci Jr. Pereira, Karen Schiller e Rayné.
O V Festim de Maio se encerrará na tarde de domingo. Escritores e pessoas que gostam de escrever, em geral, são convidadas a participar de uma ampla conversa sobre literatura, das 15 às 17h, no Casarão 2. A proposta é que o grupo elabore um manifesto literário a ser publicado em jornal local.