Pelotas: Prefeita acompanha atividades do Dia do Patrimônio

No sábado, Paula visitou o Mercado das Pulgas. (Foto: Gustavo Vara/ Prefeitura de Pelotas)

Paula visitou a capela da Santa Casa neste sábado, além de prestigiar os comerciantes do Mercado das Pulgas, no Largo Edmar Fetter, e da Feira Agroecológica Quilombola, na travessa Conde de Piratiny

Na manhã de sábado (14), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou algumas atividades presenciais do Dia do Patrimônio deste ano em Pelotas. Na Santa Casa, visitou a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, que recentemente teve a primeira etapa da restauração concluída, onde gravou depoimento para o vídeo de encerramento das obras, que será lançado na próxima semana pelas redes sociais. Em seguida, Paula prestigiou a edição especial do Mercado das Pulgas, no Largo Edmar Fetter, e a Feira Agroecológica Quilombola ‘Akotirene’, na travessa Conde de Piratiny. “A capela da Santa Casa tem 137 anos e é um dos maiores patrimônios que temos aqui em Pelotas, cidade que ela própria é Patrimônio Cultural brasileiro. Me sinto muito feliz em ver essa estrutura sendo restaurada, ganhando aos poucos o brilho original”, destacou Paula durante a visita.

Durante a passagem pela Santa Casa, representantes da produtora cultural Santa Fé e da empresa Ricardo Prates Arquitetura explicaram o projeto em detalhes à Paula e mostraram materiais e peças retiradas da antiga estrutura. A restauração do espaço religioso foi viabilizada pelo financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado, com recursos provenientes de empresas do município, por meio de incentivo fiscal deduzido do ICMS.

As obras da estrutura, inaugurada em 1884, iniciaram em setembro de 2020 e incluíram a restauração curativa das cúpulas, a troca do telhado e da rede elétrica, pois estavam bastante comprometidas pelo passar do tempo. “A primeira etapa está concluída e nós vamos agora buscar recursos para as próximas etapas, para que a capela volte a exibir sua beleza”, destacou a chefe do Executivo durante a gravação de seu depoimento.

A atividade foi acompanhada pelo secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e pelo assessor especial de Relações Institucionais, Henrique Pires.

Mercado das Pulgas

No final da manhã, a prefeita prestigiou a edição especial do Mercado das Pulgas, no Dia do Patrimônio, no Largo Edmar Fetter. Visitou as bancas dos comerciantes e conferiu de perto o cumprimento dos cuidados sanitários com a pandemia – como o uso da máscara de proteção e a disponibilização do álcool 70% ao público. Acompanharam a visita o secretário Pedrozo e a gerente de Manifestações Populares da pasta de Cultura, Helenira Brasil.

Por fim, a gestora conferiu a Feira Agroecológica Quilombola, realizada na travessa Conde de Piratiny, onde adquiriu produtos da agricultura familiar e conversou com populares.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome