Pelotas: Oficinas preparam alunos do II Encontro de Sopros para apresentações públicas na quinta-feira (18)

(Foto: Nauro Júnior/Satolep Press)

Prossegue nesta quarta-feira (17) a programação do II Encontro de Sopros com oficinas de saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba e eufônio no Conservatório de Música da UFPel. O evento acontece até sexta-feira (19) em Pelotas, e conta com a participação de 28 alunos. Segundo coordenador pedagógico, professor Alex Oliveira, a programação de hoje (17) começa com aulas das 16h às 18h30, e o posterior ensaio da orquestra, no turno da noite. “Como todo curso musical a dinâmica consiste primeiro em oficinas para depois as apresentações, onde os alunos mostram o que aprenderam”, resume.

A música é uma forma de viver diferente. A frase é de Indiara Alves da Silva, de 17 anos, uma das alunas do II Encontro de Sopros. Ela conta que descobriu nos estudos de tuba um mundo de novas oportunidades. Há um mês retomou os estudos e participa do evento animada com a imersão musical dos próximos dias. “Minha expectativa é de muito aprendizado, para ao final passar ao público o que estou aprendendo em forma de sentimento”, declara. Na quinta-feira (18) é hora de todos mostrarem o que aprenderam, com uma série de apresentações públicas em diferentes pontos do centro da cidade. A primeira será às 10h no Museu Carlos Ritter (Praça Cel. Pedro Osorio, 1) e a partir das 11h30 na Calçada da Prefeitura Municipal (em frente à Praça Cel. Pedro Osorio). Na parte da tarde, às 14h, os alunos e professores fazem apresentação na esquina da Sete de Setembro, com XV de Novembro – no Café Aquários e às 16h no Largo do Mercado Público.

O corpo docente do evento conta com professores qualificados e com grande experiência: Oseas José Severino (trompa), Rafael Velloso (saxofone), Samuel Lopes (trombone), Jamersom Borba da Costa (trompete) e Alex Oliveira (Euphonium e Tuba). Na parte da música de câmara e prática de conjunto as aulas são de oboé, fagote, clarinete e flauta.

Projeto

O foco do projeto é a qualificação de músicos nos estudos relacionados à música de câmara e prática dos instrumentos de sopro. O concerto de encerramento será na sexta-feira(19), às 19h30, reunindo alunos e professores na Sala Milton Lemos, com entrada gratuita. O II Encontro de Sopros do Conservatório de Música é financiado através do Programa Economia da Cultura e Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de Pelotas. Tem gestão cultural da Imago Produtora e apoio da Associação dos Amigos do Conservatório de Música de Pelotas, Conservatório de Música da UFPel e Universidade Federal de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome