Pelotas: Desfile de Blocos de Ruas acontece entre 4 e 21 de fevereiro

Definições para o evento foram feitas nessa quinta-feira entre a Secult e as entidades. (Foto: MIchel Corvello)

A Prefeitura de Pelotas realizou, na quinta-feira (5), um encontro com os Blocos de Ruas que solicitaram autorização para desfilar no Carnaval 2023. Representantes da Secretaria de Cultura (Secult) se reuniram com membros da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e de 10 blocos. Os desfiles acontecem entre os dias 4 e 21 de fevereiro.

Junto com a Guarda Municipal, a Brigada Militar e os agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), ficou acordado que as forças de segurança do Município irão atuar nos dias dos festejos de rua, porém os responsáveis por cada bloco deverão contratar segurança privada de acordo com o número de foliões que irão participar. Isso porque outros eventos vão acontecer paralelamente na cidade que também necessitam do efetivo.

A Secult, ainda, apresentou o cronograma previsto, para evitar duplicidade de agendamentos previamente realizados pelas entidades. Participaram da reunião os blocos Folia Pelotense, Praieiro, Muamba do Sereno, Jacaré da Lagoa, Louças da Cohab do Fragata, Língua Maldita, Cordão do Ponto Chique, Bloco do Mapa, Bloco do Bonde e Bloco do Lado Norte. Cada bloco poderá realizar desfiles com duração máxima de 4h, com exceção do Bloco do Mapa que possui integrantes cadeirantes, que necessitam de acessibilidade e, portanto, terá 5h para desfilar.

A concentração iniciará às 11h, com saída às 12h. Após passar pela praça Coronel Pedro Osório, o desfile é finalizado no Mercado Central às 15h. O trajeto completo e as datas de cada Bloco de Rua serão divulgados em breve.

As entidades que não enviarem e-mail para [email protected] ou não entrarem em contato com a Secult para justificar a ausência na reunião não terá permissão para desfilar. O telefone (53) 3325-8355 também está disponível.

Participaram os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Segurança Pública, José Apodi Dourado, o diretor e a gerente de Manifestações Populares da Secult, André Müller e Helenira Brasil, e a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires.

Carnaval de Bairros neste domingo

Neste domingo (8) acontece o Carnaval de Bairros, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, a partir das 18h até às 23h. Promovido pela Assecap com apoio da Prefeitura, por meio da Secult, e da Câmara de Vereadores, o evento que integra a programação das festividades de rua de 2023 terá como atrações as entidades Águia de Ouro, Tesoura da Tiradentes, General Telles, Bruxa da Várzea, Xavabanda, Cruzmaltense e Dama da Noite.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome