Pelotas: Cia. Daniel Amaro encerra o ano com diversas atividades

O espetáculo Dança dos Orixás, da Companhia de Dança Afro Daniel Amaro, (Foto: Leandro Barbosa/Arquivo)

Após novembro na estrada, com o espetáculo A dança dos Orixás apresentado em quatro cidades da Zona Sul e da Região Metropolitana, a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro chega à reta final da temporada 2022 no embalo do que rolou ao longo dos primeiros 11 meses do ano: repleta de atividades. A partir deste mês a Cia. oferece seu tradicional curso de Samba no Pé e Postura para o Carnaval – ministrado há 22 anos -, além de eventos cênicos com direito a performance e gastronomia, mostra pedagógica e apresentação do espetáculo A dança dos Orixás na sua casa de origem, a Charqueada São João, marcado para domingo, 10 de dezembro. 

O curso voltado para o Carnaval, uma das vertentes da Companhia, tem início dia 5 e se estende até 6 de janeiro. É aberto ao público, mas especialmente a pessoas interessadas em concorrer às cortes carnavalescas de Pelotas e das diversas cidades da região e fora dela.

São 12 aulas com duas horas de duração às segundas, quartas e sextas-feiras no Clube Cultural Fica Ahí, clube social criado pela população negra de Pelotas e intimamente ligado à história do Carnaval na cidade – berço da Academia do Samba, a mais tradicional escola do município.

“É um curso preparatório a concursos para eleger a corte de rainhas e princesas do Carnaval, mas também para pessoas que não têm essa pretensão, que querem apenas pular um baile”, afirma o coreógrafo. 

As inscrições ainda estão abertas. Participantes ganham certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 98428-7126.  

montagem volta a ser apresentada na Charqueada São João dia 10 de dezembro, finalizando a temporada 2022. (Foto: Arquivo/Leandro Barbosa)

Agenda cheia

Para além do curso, a Cia ostenta agenda cheia pelo menos até o dia 10, tornando o último mês do ano atípico – positivamente atípico. “Dezembro nunca foi um mês em que tivemos muito trabalho cênico”, justifica Daniel Amaro.

A programação tem início dia 7, a partir das 19h, com o evento Performance e Culinária dos Orixás, no Mercado Central. Realizada numa parceria que reúne, além da companhia de dança, o Senac, Sebrae e Secretaria Municipal de Turismo, a iniciativa vai servir a um público total de cem pessoas iguarias concebidas a partir das religiões afro-brasileiras a cargo do chef especializado em “comida de santo” André Eduardo da Fonseca, professor do curso de Gastronomia da Escola Senac em Pelotas. 

O público terá direito, além de assistir a fragmentos do espetáculo A dança dos Orixás e a ouvir o coral Ojuobá – Cantos Sagrados e Populares, a um jantar com entrada, drinks, pratos principais e sobremesa, cada um dedicado a um orixá – a saber: ceviche de tilápia acompanhado de pipoca picante e opeté de batata (entrada, dedicada a Bará, entidade que abre os caminho para a chegada dos orixás nos terreiros de umbanda); canjiquinha cremosa, peixe crocante acompanhado de cremolata (Yemanjá); Welcome (drink de groselha, laranja, maçã e espumante – dedicado a Ogum); musseline de inhame e file ao molho rotí (Oxalá); e verrine de pêssego e damasco com pralinê de amêndoas e arabescos de chocolate (sobremesa, a Oxum). 

Os ingressos estão à venda via plataforma sympla (https://www.sympla.com.br/evento/perfomance-e-culinaria-dos-orixas/1793162).

No dia seguinte (8), após dois anos, a Cia. retoma a Mostra Pedagógica de Dança Negra, agora em segunda edição. A primeira foi realizada em 2019 no Museu do Doce. Desta vez o palco será o Salão Nobre da Bibiotheca Pública Pelotense. Bailarinos que ingressaram neste ano no elenco da Companhia vão fazer repertórios das montagens Reminiscência, Tambores do Corpo e Homens Ifá. A Mostra contará também com o espetáculo convidado Silenciadas, que  narra a dança das pomba-giras e aborda a violência contra a mulher. Tem co-coreografia de Mayson Brum e direção de Aniele Nunes. Após as apresentações, o público será convidado a ter um diálogo com os coreógrafos. Ingressos na hora a R$ 30 e um quilo de alimento não perecível. 

Espetáculo de encerramento  

Pra encerrar a temporada 2022 a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro apresenta domingo (10) o espetáculo A dança dos orixás na Charqueada São João, espaço para o qual a montagem foi concebida. Desta vez no formato de origem, móvel, explorando os espaços da propriedade, localizada às margens do arroio Pelotas, que culmina com ogãs e dançarinos em frente à edificação que serviu de senzala, em um cenário iluminado por tochas. Os  ingressos podem ser adquiridos via link https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-danca-dos-orixas-16-edicao/1800482.

(Foto: Arquivo/Leandro Barbosa)

“Muito feliz em fazer e gerar cultura apesar desses últimos quatro anos muito duros”, diz o artista. “Ainda assim hoje a Companhia dispõe de 35 bailarinos aptos a serem selecionados para as nossas montagens, tivemos um ano espetacular, nosso elenco está de parabéns, assim como as pessoas que tem apostado no nosso trabalho, elas dão visibilidade à dança negra, com cachê justo para artistas e músicos. Nota dez”, elogiou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome