Filme sobre o escritor João Simões Lopes Neto é premiado em Festival Internacional de Cinema no Rio de Janeiro

O filme é protagonizado pelo ator Vagner Vargas que dá vida ao escritor pelotense e conta com Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino no elenco. (Foto: Divulgação)

No dia 10 de novembro, o filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, filmado em Pelotas/RS, recebeu 3 prêmios no Rio International Monthly Awards (RIMA), festival de cinema realizado no Rio de Janeiro e que contou com filmes de mais de 10 países. A produção gaúcha recebeu os seguintes prêmios: Melhor Roteiro, para Manoel Soares Magalhães, Melhor Ator, para Vagner Vargas e Melhor Figurino para Gê
Fonseca e Andrea Terra.

Além das premiações recebidas, o filme também foi indicado a prêmios nas categorias de Melhor Maquiagem (Gutto Pereira), Melhor Poster e Melhor Direção (Márcio Kinzeski).
O filme é protagonizado pelo ator Vagner Vargas que dá vida ao escritor pelotense e conta com Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino no elenco. Ao longo deste ano, “A Última Morada de João Simões Lopes Neto” tem sido selecionado para participar de diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, tais como: 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, FELITE – Festival Literatura em Tela, MICINE ON – Mostra Independente de Cinema do Nordeste, Mostra Junho Fantástico/Mostra [Em]Curtas, Make Art Not Fear Short Film Festival (Porto, Portugal), Horror Unleashed (Porto, Portugal). De 08 a 12 de Dezembro deste
ano, o filme irá participar do Festival de Cinema de Alter do Chão, no Pará, concorrendo com filmes de mais de 37 países. Além destes eventos, o filme ainda está na espera de respostas de outros festivais em que está inscrito a participar.

“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” tem obtido muito sucesso e reconhecimento por todos os festivais de cinema para os quais vem sendo selecionado em diversos estados do Brasil e na Europa. A equipe do filme pelotense está muito feliz com as premiações recebidas no RIMA 2021, uma vez que foi um filme realizado de maneira independente, sem apoio institucional, nem verbas de fomento. Apesar disso, o trabalho destes artistas gaúchos têm sido muito elogiado e chamado a atenção por onde tem passado.

Não apenas a história, mas as obras e a vida do escritor João Simões Lopes Neto têm sido motivo de muitas perguntas nas redes sociais do filme, assim como o ator Vagner Vargas, apesar de não morar no Brasil, tem dado muitas entrevistas a diversos meios de comunicação pelo país falando sobre este assunto. Juntamente com a história do filme, um pouco da cultura gaúcha é levada aos públicos das mais distintas regiões em que esta produção é exibida.

Os êxitos deste filme não apenas em território nacional, como no exterior, merecem ser comemorados. A equipe desta produção torce para que o seu trabalho possa ser mais assistido e, assim, a história do grande escritor gaúcho ser levada cada vez mais a caminhos distantes de seu pago. Mas, além disso, com o final da pandemia, vamos esperar que as pessoas possam vir a assistir este filme presencialmente em salas de exibição. Para isto, basta se organizarem e solicitarem nas redes sociais de suas cidades.
“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” conta uma história de ficção que flerta com o realismo mágico e fantástico, na qual a estátua do escritor João Simões Lopes Neto (1865-1916), após acordar de seu estado em bronze, caminha pela praça central de sua cidade natal, tentando compreender o que se passou desde à sua morte. Pela primeira vez no cinema, o escritor toma o protagonismo da história para si e reflete sobre como foi tratado pela sociedade pelotense e como as pessoas lidam com os artistas locais de suas cidades.

Quem desejar saber mais informações sobre este filme, pode acessar à página dele no Facebook, procurando pelo nome do filme ou clicando em:https://www.facebook.com/manoel.s.63

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome