Estância Princesa do Sul: a força do tradicionalismo gaúcho na 30ª Fenadoce

Apresentações de dança são uns dos pontos altos da Estância Princesa do Sul. (Foto: Daniela Alves/JTR)

A tradição gaúcha está cada vez mais forte na Fenadoce e os visitantes podem se encantar com as belezas do sul do país no Pavilhão da Estância Princesa do Sul. Localizado na parte externa da Feira, o espaço tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), como a dança e a música. O público que passa por lá pode apreciar apresentações musicais, um tablado de dança dentro das normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), expositores do setor de variedades, erva-mate com distribuição de água quente para o chimarrão e lancherias com os tradicionais pastéis campeiros e rodas de carreta.

“Eu acho que a grande importância deste Pavilhão é que ele integra o expositor, o público da Feira e o tradicionalismo gaúcho. Então, a grande importância de a gente preservar a nossa cultura, as nossas tradições, de ensinar para as crianças o que é o povo gaúcho, é um povo que tem tradição, que tem cultura, que tem garra e que não se abate”, afirma Luciane Côrrea, coordenadora da Estância Princesa do Sul. Segundo ela, diversos grupos de CTGs que estão se apresentando e participando da Fenadoce tiveram os galpões inundados e precisaram se reerguer após as enchentes de maio que atingiram o Estado. “Principalmente, eu acho que é mostrar que o povo gaúcho não se entrega. E a Fenadoce é um grande evento para Pelotas e para a Metade Sul”, completa Luciane.

De acordo com a coordenadora, a programação para o Pavilhão durante a 30ª Fenadoce está intensa. Terão apresentações de dança, declamação de versos grupos de música tradicionalistas, entre outras. No último fim de semana de Feira, nos dias 3 e 4 agosto, será realizado um rodeio artístico com competições de dança e a premiação é em dinheiro. Os grupos que ainda irão participar virão de várias cidades do Rio Grande do Sul. Entre as categorias estão a Mirim, a Juvenil, a Adulto, a Veterano e a Xirú. Os jurados fazem parte do MTG. O rodeio é uma parceria com a 26ª Região Tradicionalista.

Os visitantes podem aproveitar o espaço para apreciar a cultura gaúcha. (Foto: Rafael Takaki)

A cultura gaúcha presente na 30ª Fenadoce

O tradicionalismo é um dos pontos fortes desta edição da Fenadoce. Neste ano, a Praça de Alimentação conta com shows e apresentações que valorizam a cultura do Rio Grande do Sul. No dia 22 de julho, aconteceu a “Segunda-feira Tradicionalista” com o show do cantor Joca Martins, que relembrou seus principais sucessos. No dia seguinte (23), foi a vez de Paulinho Mixaria subir ao palco. Ainda se apresentará no dia 29 de julho o cantor Luís Marenco, e no dia 30, o Teatro do Bebé, que irá arrancar boas risadas do público. Os ingressos para os shows já estão incluídos na entrada da Feira.

Espaços como o Pavilhão da Estância Princesa do Sul e os shows tradicionalistas com artistas gaúchos são uma forma de homenagear o Estado. Após as enchentes, o Rio Grande do Sul mostrou para todo o país a força de seu povo e, principalmente, a união. Neste momento, o Estado ainda se recupera da maior catástrofe natural vivenciada na atualidade e, por isso, a cultura serve de conforto e incentivo para os gaúchos que perderam tanto em 2024. Valorizar artistas locais é uma forma de contribuir com Estado e com a cultura.

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome