Novidades na quarta edição do Arte na Rural na Expofeira Pelotas

Abertura do Arte na Rural ocorreu na última segunda-feira (7), com diferentes atividades (Fotos: Edu Rickes/Divulgação ARP)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Em sua quarta edição, o Arte na Rural traz novidades para a Expofeira, entre elas, o projeto social Ópera na Escola, destinado aos alunos de escolas municipais e coordenado pela professora Magali Richter, com apresentação prevista para hoje (11), às 14h30, ao lado do Salão Nobre.

Outra novidade é a presença literária no parque, com o lançamento de livro e realização de sarau literário, na tarde de sábado (12). O livro Contos de Pégaso, de Rogério Gastal Xavier, será lançado, às 16h, no Salão Nobre, quando acontece ainda o Sarau Literário, com apresentação de música e poesia.

Nesta edição, serão apresentadas esculturas e objetos. Segundo o coordenador do grupo de curadores deste ano, Fernando Igansi, a exposição “Lugares, Memórias e Sonhos” é uma mostra coletiva de artistas, designers e artesãos locais, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como Georges Conde, David Conde, Érika Romaniuk, José Antonio Alves Tavares e Zeca Nogueira. “De materialidades, formas e dimensões variadas, as obras denotam a potência criativa dos artistas promovendo fruição estética capaz de despertar sentimentos de pertencimento e vestígios de um tempo passado”, salienta Igansi.

Em área externa do Salão Nobre, haverá a Instalação de arte denominada Rádio Cochicho, de Paulo Damé e grupo de artistas. Participam também da curadoria, Nicola Caringi, José Luiz Pellegrin, Lauer dos Santos, Carmem Regina Diniz e Graça Marques.
O coquetel de abertura do Arte na Rural ocorreu na segunda-feira, (7), primeiro dia da Expofeira, com a mostra de Esculturas e Objetos, apresentação do Dueto de Acordeões, de Bruno Strelow Klug e Rafael Duarte Baldez e coquetel dos Chefs na Rua da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Dueto de Acordeões, Bruno Strelow Klug e Rafael Duarte Baldez, no coquetel

Realizado pela primeira vez em 2016, o Arte na Rural tem o objetivo de acrescentar arte e cultura à feira do agronegócio, já plena de eventos técnico-científicos, produtivos e de entretenimento, explica a sua idealizadora, a médica e produtora rural, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler. “Gosto de citar que a ideia do Arte na Rural é trazer um novo olhar para o agronegócio, aproximando a cultura da terra com a cultura do espírito”, diz.

Segundo ela, o diferencial da iniciativa entre as demais, é a promoção de arte em eventos rurais, de forma institucional, organizada e vinculada à academia, no caso, à UFPel. Sob este prisma, o projeto Arte na Rural é inédito e tem a promoção da Associação Rural de Pelotas (ARP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e Fecomércio/Sesc-RS.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome