Dia Mundial do Turismo contou com diversas ações em Pelotas

Representantes do município e equipe de Turismo realizaram reunião (Foto: Carina Reis/JTR)

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, ocorreu uma reunião no gabinete do vice-prefeito Idemar Barz (PTB) com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, equipe do setor e o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD) de prestação de contas sobre as ações e investimentos realizados dentro do Plano Municipal de Turismo.

“É uma data muito significativa. Tenho a convicção que a Semana do Turismo possa se tornar uma política pública do município para incentivar o turismo”, afirmou o secretário.

Dentre as ações na diretriz de infraestrutura, estão: a instalação de 105 placas de sinalização turística municipal na área urbana; formalização de uma parceria com o Sebrae para estimular a manufatura de produtos típicos da região e pequenas indústrias locais, como agropecuária e artesanal; implementação de três Centros de Atenção ao Turista (CATs) no Mercado Central, Museu da Baronesa e Quiosque Casa da Praia e instalação de sete totens digitais de informações turísticas; qualificação de sanitários públicos entorno de áreas turísticas; fomentação de instalação de grupos de redes e meios de hospedagens nacionais e internacionais; dentre outras.

Ainda, foram realizados investimentos em Gestão e Logística, Sustentabilidade, Sensibilização e Promoção e Comercialização para alavancar o potencial turístico de Pelotas, ofertando impacto direto no desenvolvimento local.

Conforme a diretora de Turismo, Lizandra Márcia Cardoso, é importante a comunidade e visitantes verem a importância da cidade ter se tornado patrimônio cultural brasileiro e o doce tradicional ser patrimônio imaterial, ideia complementada por Barz, que acredita ser necessária a valorização do que há de bom no município.

Como parceiros da secretaria, estão a Aliança Pelotas, Biscoitos Zezé e Artesania Artesanato.

Lançamento de visita guiada à Fábrica de Doces MonaLu
Durante à tarde, foi lançada a visita guiada à Fábrica de Doces MonaLu. Localizada junto à loja, na rua Almirante Barroso, 2490, os clientes poderão observar através de um vidro, também, a produção dos doces tradicionais e à base de leite condensado, bem como conhecer mais esta tradicional cultura.

Doces MonaLu tem fábrica e loja em um mesmo ambiente para clientes (Foto: Carina Reis/JTR)

As visitações são gratuitas e poderão ser agendadas, com no máximo 15 pessoas. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 19h30, e aos domingos, das 13 às 19h. O telefone disponível para mais informações é (53) 98411-9432.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome