CTG Sinuelo do Sul cultua a tradição em Pelotas

Integrantes do Sinuelo do Sul fizeram apresentação no Shopping Pelotas, em meio à comemoração da Semana Farroupilha (Foto: Carina Reis/JTR)

Com atividades artísticas, culturais, campeiras e recreativas dentro do Colégio Municipal Pelotense, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Sul, atualmente com 50 crianças, participa de eventos que cultuam o tradicionalismo, como concursos estaduais, principalmente durante os festejos farroupilhas.

Conforme a patroa Veria Lúcia de Farias Machado, o centro foi fundado em 1970, porém ficou dez anos desativado, retornando em 2003. Atualmente, o CTG está com o título de Piá do Rio Grande do Sul – representando a 26ª Região Tradicionalista (26ª RT) -, entregue durante o Entrevero Cultural de Peões para Pedro Henrique Machado Nunes. “Estamos muito contentes de estarmos na ativa e representar todo o estado com esse título”, disse.

Atualmente, compõe o Sinuelo do Sul as invernadas Mini Mirim, com ensaios as quartas-feiras, Mirim e Juvenil, ambas nas terças e quintas-feiras, e Veterana, nas segundas-feiras. Segundo o instrutor Vinicius Oliveira dos Santos, os integrantes fazem um trabalho intenso para participar de concursos, como o Concurso Estadual de Danças Tradicionais Categoria Juvenil (JuvEnart) e o Festmirim, recentemente. Além disso, durante as comemorações da Semana Farroupilha, a entidade integra programações do município e da região. “Mais do ensinar, eu aprendo com eles”, afirmou.
Para a patroa, fazer com que os estudantes participem do centro dá a eles responsabilidade de terem seus postos como prendas e peões, desenvolvendo também a dança, canto, declamação e a promoção da cultura, e também a aproximação das famílias nas ações.

Outro integrante do CTG que tem ganhado destaque no cenário artístico é Nicolas Iacks, que com seu acordeon participou de shows de renome gaúcho, como Quarteto Coração de Potro, Leonel Gomes e Jairo Lambari, além de eventos importantes, como a Fenadoce e o Festival Internacional Sesc de Música. Sempre buscando o aperfeiçoamento, o jovem atualmente estuda acordeon clássico com acordeonistas do Ceará e do Rio Grande do Sul, este estando hoje em Portugal.

Nicolas Iacks faz parte do CTG e realiza shows com seu acordeon (Foto: Divulgação)

Nicolas, mesmo com pouca idade, possui diversas premiações e, recentemente, ficou em segundo lugar em Gaita Piano Juvenil no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. “Foi uma ótima experiência. É um concurso bem concorrido, que muitos almejam”, comentou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome