O Carnaval 2024 em Pelotas está marcado para daqui a duas semanas. Serão três dias de muita festa (19, 20 e 21) na região do Porto. Nos próximos dias, começa a montagem das arquibancadas e frisas na Passarela do Samba, e a venda dos ingressos terá início na próxima semana, na Banca 12 do Mercado Central. O Carnaval é promovido pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), com apoio da Prefeitura através da Secretaria da Cultura (Secult).
A Passarela, neste ano, terá um acréscimo de 50 metros, passando de 230 para 280 metros de extensão de trajeto, entre a concentração e a dispersão. As arquibancadas serão construídas para um público de 1,3 mil pessoas, mais cem frisas cobertas com quatro lugares cada, e mais cem mesas sem cobertura, também com quatro lugares.
“O Carnaval fora de época gera uma oportunidade ainda maior de fomento ao turismo, não só vindo de cidades vizinhas, mas também de outras regiões do Estado e até do País”, afirmou o secretário da Cultura Paulo Pedrozo.
De acordo com o secretário, comparado ao ano passado, o Carnaval 2024 terá um acréscimo de receita através das emendas impositivas dos vereadores, do deputado Daniel Trzeciak (PSDB) e ainda recursos do governo do Estado. “Esse apoio possibilita melhorar a estrutura, além de um suporte maior às entidades carnavalescas que farão a festa”, acrescentou o diretor de Manifestações Populares, André Muller.
Os ensaios, realizados nas sedes das entidades, prosseguem até os dias do evento. Escolas de Samba General Telles, Academia do Samba, Unidos do Fragata, Blocos Burlescos Bafo da Onça, Bruxa da Várzea, Bandas Kibandaço, Xavabanda, Leocádia, Edu Polvo, Explosão, Dona da Noite e Entre a Cruz e a Espada, são entidades que mantém ensaios regulares, informa o presidente da Assecap, Edson Planela.
Programação
Sexta-feira – dia 19
22:00h – Bloco Saúde e Integração (Participação)
Concurso de Blocos Burlescos
23:15h – Mafa do Colono
00:30h – Bruxa da Várzea
01:45h – Bafo da Onça
03:00h – Tesoura da Tiradentes
04:15h – Candinhas da Cerquinha
05:30h – Encerramento
Sábado – dia 20
14:00h – Banda Empolgação
15:30h – Banda Cruzmaltense (participação)
20:00h – Embaixadores da Alegria (participação)
21:00h – Banda Carnavalesca Boloduchos (participação)
Concurso de bandas Carnavalescas
22:00h – Leocádia
23:15h – Explosão do Futuro
00:30h – Xavabanda
01:45h – Dona da Noite
03:00h – Kibandaço
04:45h – Entre a Cruz e a Espada
05:30h – Edu Polvo
06:45h – Encerramento
Domingo – dia 21
17:15h – Banda Carnavalesca Unidos do Gueto (participação)
Concurso de Escolas de Samba Mirins
18:15h – Águia de Ouro
19:20h – Super Pateta
20:25h – Ramirinho
Concurso de Escolas de Samba -Grupo Especial
21:30h – Academia do Samba
22:45h – General Telles
00:00h – Unidos do Fragata
01:15h – Lobos da Cerca (participação)
Segunda-feira – dia 22
20:00h – Apuração e Divulgação dos resultados
Segurança
A segurança vai contar com equipe contratada pela Assecap, que neste ano serão 70 seguranças nos dias de desfile dos blocos burlescos, 60 nas bandas e 50 na noite das escolas de samba. Este serviço vai contar também com o reforço da Guarda Municipal, e também efetivo da Brigada Militar.
Ingressos
- Ingresso Individual R$15,00;
- Pacote para arquibancada durante as três noites R$ 30,00;
Frisas com mesas cobertas – 04 lugares para três noites, R$ 250,00; - Mesas com 04 lugares para três noites 200,00;
- Ingresso social com troca de alimentos – Serão distribuídos mil ingressos mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. O montante dos donativos arrecadados será enviado para a Secretaria de Assistência Social (SAS) e distribuído para pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Município.
Secretarias da Prefeitura
As Secretarias de Transporte e Trânsito (STT), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) participarão do evento com todo o apoio logístico.
A SGCMU realizou o cadastro de ambulantes que atuarão nas vias de acesso à Passarela do Samba. Durante o evento vai realizar a orientação e fiscalização destes profissionais quanto à colocação e localização das bancas.
A SSUI está realizando a revisão de todo o sistema de iluminação pública na região do evento, além da limpeza urbana, com a retirada de vegetação, entulhos e pintura do meio-fio. Nos dias de Carnaval, fará também a manutenção da limpeza urbana no local.
A STT fará operação integrada nos dias do evento, e também ronda com agentes de trânsito posicionados no entorno da Passarela. Também haverá o fechamento de vias de acesso ao local nos três dias de festa, com a entrada apenas para veículos de moradores das ruas. Também os caminhões que se dirigem ao galpão do Porto, que hoje utilizam a rua Conde de Porto Alegre, serão desviados para a rua Uruguai.
Confira como vai ficar o trânsito nos dias de Carnaval (trechos que serão fechados nos dias 19, 20, e 21):
- Rua Benjamin Constant entroncamento com a rua Antero Leivas;
- Rua Almirante Tamandaré com a rua Antero Leivas;
- Rua Benjamin Constant com a rua Dona Mariana;
- Rua Benjamin Constant com a rua Xavier Ferreira;
- Rua Conde de Porto Alegre com a rua José do Patrocínio;
- Rua Garibaldi com a rua Tamandaré.