Após dois anos, Festival Internacional Sesc de Música volta a ser realizado em Pelotas

Festival também proporciona contato da população com a música nas ruas e outros locais do município. (Foto: Ronald Mendes)

Após dois anos de hiato devido às restrições de segurança contra a Covid-19, o Festival Internacional Sesc de Música retorna em sua 11ª edição para incentivar a produção musical e fomentar a cultura na cidade de Pelotas e região.

Com 60 apresentações distribuídas em diversos pontos da cidade ao longo de 12 dias, o festival conta com mais de 500 pessoas envolvidas na produção. O evento possibilita que jovens estudantes e músicos tenham a oportunidade de conhecer e aprender com mestres internacionais nos cursos ofertados ao longo da programação.

A proposta do roteiro do evento é evidenciar a produção musical em Pelotas, elencando lugares onde a música acontece. Por isto, o Festival Internacional Sesc de Música levará parte de seus espetáculos para locais como o Theatro Guarany, o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Casa da Música, além de outros pontos populares como o Mercado Central, a Biblioteca Pública Pelotense e a Praia do Laranjal.

Nesta edição, pela primeira vez no festival, músicos farão breves apresentações em pontos de comércio e serviço para funcionários e clientes que estejam presentes nos locais. Os três escolhidos pelo Sesc vêm de orquestras sociais.

Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Theatro Guarany, na rua Lobo da Costa, nº 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Com a grande procura pelas entradas, os lotes iniciais têm se esgotado rapidamente e, pensando nisso, também haverá um número limitado de ingressos uma hora antes do evento. Mesmo com a gratuidade, o Sesc incentiva e pede para que a população que tenha condições doe um quilo de alimento não perecível no ato da retirada dos ingressos. A arrecadação será destinada para o programa Mesa Brasil.

As retiradas acontecem dias antes das atrações, seguindo cronograma. Nos dias 13 podem ser retirados ingressos para as apresentações de 16, 17, 18 e 19; nos dias 14, 17, 18 e 19 de janeiro são entregues para os dias 19, 22 e 23; e em 20, 21, 23 e 24 são distribuídos ingressos para os dias 24, 25 e 26.

Além dos espetáculos, o público também pode conferir o ensaio dos músicos antes dos concertos, uma boa opção para quem não puder comparecer no horário da apresentação.

Neste ano, o festival homenageia Joaquim Assumpção Avendano Júnior, uma das figuras mais conhecidas de Pelotas por sua habilidade no chorinho e presença lendária no bar Liberdade. Avendano faleceu em junho de 2012, mas é, até hoje, um dos símbolos da música na cidade. “Falar de compositor e não falar de um local não faria sentido. E o Avendano, ele é uma expressão pra música brasileira. Talvez a gente ainda tenha muito o que falar de Avendano Jr. [Talvez] não se tenha dado ainda a real importância ou relevância para música instrumental brasileira”, comenta Silvio Bento, diretor regional interino do Sesc/RS. Além de Avendano, a edição deste ano também homenageia os grandes músicos e compositores Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos e Mozart Camargo Guarnieri.

O festival, que teve sua primeira edição em 2011, também é de fundamental importância sociocultural e econômica para Pelotas e região. “Todo movimento cultural ele movimenta uma cadeia produtiva muito grande que vai desde a valorização do artista, do produtor, do músico como profissional e remuneração, e tudo aquilo que desencadeia o que é necessário pra que um evento aconteça. […] O festival fortalece isso, são 12 dias de evento, são quase 500 pessoas que não são de Pelotas e aqui estão consumindo produtos, serviços, usufruindo a cidade”, explica.

Ressaltando ainda mais sua importância para o cenário da música de concerto, o 11º Festival Internacional Sesc de Música traz cursos de violino, viola, harpa, oboé, clarinete, canto, piano, composição e outros. Cerca de 350 alunos, entre estudantes, acadêmicos e músicos foram selecionados para as atividades que tiveram mais de 800 interessados. Para ministrar as aulas, professores do Brasil e outros nove países como China, Itália, Rússia e Portugal foram convidados pelo Sesc.

Bento conta que músicos que passaram pelo evento como alunos por vezes retornam ao festival como professores. Este é o caso do trompete solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Tiago Linck. “O Tiago ele veio como aluno, aí ele conheceu o professor Pierre Dutot, foi pra França, ficou lá acho que mais de um ano estudando com esse professor lá, ele conseguiu vaga em conservatório de música, enfim. E voltou, fez o concurso da OSPA, passou na OSPA como músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e ele já veio no nosso festival, agora como professor”, conta.

Em visita ao Jornal Tradição Regional, o gerente do Sesc Pelotas, Luis Parada,
e o diretor regional interino do Sesc/RS, Silvio Bento,
explicaram a programação do festival. (Foto: Stéfane Costa/JTR)

Dentre os principais concertos do evento, está o espetáculo de Alejandro Brittes e Orquestra Barroca, um concerto que une, de forma inédita, o Chamamé com a música barroca; a Orquestra Mundana Refugi, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com grupo composto por refugiados de países como Congo, China, Cuba, França, Palestina, Síria e Irã; e a Sphaera Mundi Orquestra, um grupo formado em Porto Alegre que tem como objetivo realizar um espetáculo que integre a plateia.

Já próximo ao final do festival, no dia 25 será possível prestigiar o concerto “Avendano Junior: A Tradição do Choro em Pelotas”, uma homenagem ao músico pelotense que revisitará suas grandes obras e a memória das noites de música no bar Liberdade.

O 11º Festival Internacional Sesc de Música conta com patrocínio do grupo CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além de apoio da Prefeitura de Pelotas, Panvel, OSPA, Biblioteca Pública Pelotense, Expresso Embaixador, UFPel, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além de todos os colaboradores da rede Fecomércio.

Programação

16/01 (Segunda-feira)
18h – Cortejo Musical (Largo do Mercado Público)
20h30 – Alejandro Brittes e Orquestra Barroca (Theatro Guarany)

17/01 (Terça-feira)
9h30 – Grupo de Cordas do Festival | Festival na Comunidade (Hospital Santa Casa de Misericórdia) ***
15h – Grupo de Cordas do Festival | Festival na Comunidade (Hospital Beneficência Portuguesa) ***
18h30 – Banda União Democrata | Festival na Comunidade (Casa da Música – Largo de Portugal)
19h – Recital de Canto lírico, Madeiras e Piano | Flávio Leite (BRA), André Carrara (BRA), Marcelo Barboza (BRA), Ovanir Buosi (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Diego Grendene (BRA) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h – Grupo de Cordas Sesc Minas Gerais | Festival na Comunidade (Paróquia Santa Terezinha)
20h30 – Orquestra Mundana Refugi (Theatro Guarany)

18/01 (Quarta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
13h – Grupo de Cordas do Festival | Festival na Comunidade (Campus da Saúde UCPel) ***
18h – Grupo de Cordas Sesc Sergipe | Festival na Comunidade (Catedral do Redentor)
19h – Recital de Violino e Piano | Yang LIU (CHI) e Olivia Tsai (CHI) (Bibliotheca Pública Pelotense)
19h – Quinteto de cordas Negrinho Martins | Festival na Comunidade (Associação Otroporto)
20h30 – Sphaera Mundi Orquestra (Theatro Guarany)

19/01 (Quinta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
14h – Grupo de Cordas do Festival | Festival na Comunidade (Hospital São Francisco de Paula) ***
17h – Banda União Democrata | Festival na Comunidade (Shopping Pelotas)
19h – Recital de Choro | Homenagem a Avendano Júnior | Mathias Behrends Pinto (BRA), Lucian Krolow (BRA), Matheus Kleber (BRA), Elias Barboza (BRA), Guilherme Sanches (BRA), Alexandre Susin (BRA), Fernando Deddos (BRA), Albert Khattar (BRA) e Marcelo Barboza (BRA) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h30 – Ópera Cavalleria Rusticana – CORS (Theatro Guarany)

20/01 (Sexta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
14h – Grupo de Cordas do Festival | Festival na Comunidade (Hospital Escola UFPel) ***
19h – Recital de Cordas, Harpa e Piano | Emmanuele Baldini (BRA), Freddy Varela (ARG), Horácio Schaefer (BRA), Fábio Presgrave (BRA), Ana Valéria Poles (BRA), Liuba Klevtsova (RUS), Eder Kinappe (BRA), Max Uriarte (BRA) e André Carrara (BRA) (Bibliotheca Pública Pelotense)
19h30 – Grupo de Canto do Festival | Festival na Comunidade (Catedral Metropolitana São Francisco de Paula)
20h – Orquestra Municipal e do Areal | Festival na Comunidade (Paróquia São José)
20h – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Mônica Giardini (BRA) (Praia do Laranjal – Palco do Festival)

21/01 (Sábado)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
19h – Recital de Madeiras, Metais e Piano | Maurício Freire (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Ovanir Buosi (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Tiago Linck (BRA), Marcos Motta (BRA), Alma Liebrecht (EUA), José Milton Vieira (BRA) e Adib Corrêa Vera (BRA) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h – Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Vitor Ramil (Praia do Laranjal – Palco do Festival)
20h30 – Gafieira do Festival | Festival na Comunidade (Nave)

22/01 (Domingo)
15h – Recital Classe de Piano (Bibliotheca Pública Pelotense)
18h – Banda União Democrata (Casa da Praia Sesc Laranjal)
20h30 – Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Robert G. Hasty (EUA) (Theatro Guarany)
21h – Autocine Brazilian Blend | Festival na Comunidade (Food Hall Quartier)

23/01 (Segunda-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
18h – Quinteto de Cordas Negrinho Martins | Festival na Comunidade (CEU DUNAS)
19h – Orquestra de Câmara Sesc Roraima | Festival na Comunidade (Igreja Sagrado Coração de Jesus – Porto)
19h – Recital de Madeiras, Metais e Percussão | Philip Nodel (RUS), Douglas Gutjahr (BRA), Pedro Sá (BRA), Tiago Linck (BRA), Marcos Motta (BRA), Alma Liebrecht (EUA), José Milton Vieira (BRA), Adib Corrêa Vera (BRA), Fernando Deddos (BRA) e Albert Khattar (BRA) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h30 – Gala Lírica | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany)

24/01 (Terça-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Choro do Festival |Festival na Comunidade (Rodoviária de Pelotas)
19h – Sexteto Gaúcho | Festival na Comunidade (Parque UNA) **
19h – Recital de Canto lírico, Cordas, Madeiras, Harpa e Piano | Stanimir Todorov (BUL), André Carrara (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Maurício Freire (BRA), Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Liuba Klevtsova (RUS), Horácio Schaefer (BRA), Ana Valéria Poles (BRA) e Joana Cipriano (POR) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão (Theatro Guarany)

25/01 (Quarta-feira)
10h – Grupo de Metais do Festival | Festival na Comunidade (Unidade Cuidativa de Pelotas)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Canto do Festival | Festival na Comunidade (Asilo de Mendigos de Pelotas) ***
19h – Recital de Madeiras e Metais | Carlos Gontijo (BRA), Maurício Freire (BRA), Viktória Tatour (BIE), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Philip Nodel (RUS), Ovanir Buosi (BRA), Alma Liebrecht (EUA) e Matias Piñeira (CHI) (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h – Grupo de Cordas Sesc Minas Gerais | Festival na Comunidade (Comunidade Católica São Miguel – Monte Bonito)
20h30min – Avendano Júnior: A tradição do choro em Pelotas (Theatro Guarany)

26/01 (Quinta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Saxofone do Festival | Festival na Comunidade (Hospital Espírita) ***
19h – Recital de Cordas | Emmanuele Baldini (ITA), Freddy Varela (ARG), Horácio Schaefer (BRA), Joana Cipriano (POR) e Stanimir Todorov (BUL) (Bibliotheca Pública Pelotense)
19h – Orquestra de Choro do Festival | Festival na Comunidade (Teatro Sicredi)
20h – Grupo de Cordas Sesc Sergipe | Festival na Comunidade (Paróquia Amor Divino – Colônia. Sto. Antônio)
20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Mônica Giardini (BRA) (Theatro Guarany)

27/01 (Sexta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Canto do Festival (Conservatório de Música da UFPel)
17h – Orquestra de Choro do Festival (Bibliotheca Pública Pelotense)
20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) (Largo Mercado Público)

**Apresentação será suspensa em caso de instabilidade climática.

***Espetáculo para público fechado

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome