Nesta quarta-feira (31), o Pelotas Parque Tecnológico celebrou a inauguração de uma novidade: a partir deste mês, o espaço passa a ser um dos 12 Pontos de Leitura da Câmara Pelotense do Livro com acesso gratuito a diversos gêneros literários para visitantes, alunos de instituições parceiras e colaboradores do local. A iniciativa é uma parceria entre as entidades com apoio da Co.Place Coworking, e tem por objetivo incentivar a leitura e a realização de eventos culturais voltados para a literatura ao longo do ano de 2023.
Durante a cerimônia de assinatura do convênio entre os parceiros e abertura oficial do ponto, estiveram presentes a Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Elisabete Beltrame Lovatel e a Executiva da Feira do Livro de Pelotas, Theia Bender. Além disso, o lançamento contou com a participação da Diretora Executiva do PPT, Rosâni Ribeiro, os sócio-proprietários da Co.Place, Leandro Gausmann e Marcia Amaral Campello, o patrono da 48ª Feira do Livro, Jorge Braga, e a coordenadora do Grupo Mulheres Empreendedoras, Silvia Leão.
“Ficamos muito felizes com o interesse do parque tecnológico em estar conosco. Acreditamos que quanto mais fácil for a pessoa encontrar e criar o seu próprio núcleo perto do trabalho e das pessoas que ela gosta, mais isso fomenta o hábito da leitura. Sempre falamos que o Ponto de Leitura é um momento coletivo e prazeroso, e esse é objetivo dessa iniciativa”, destacou Elisabete.
Para a Executiva da Feira do Livro de Pelotas, Theia Bender, os Pontos de Leitura são espaços que impulsionam o interesse pelos livros e que auxiliam diversas pessoas a descobrir novas histórias e gostos pela literatura. “Em cada lugar que instalamos um ponto como esse, percebemos a receptividade e o interesse das pessoas em querer entender do que se trata. Isso tem contribuído muito para divulgar a importância da leitura, o que ela representa para cada um de nós”, salientou ela.
A inauguração contou com a presença do Grupo Mulheres Empreendedoras, que auxilia com cursos e especializações mais de 400 mulheres da região. As participantes celebraram a cerimônia através do convite da Co.Place.