Pedro Osório fecha 2023 com balanço positivo em suas atividades, afirma coordenador geral de Administração

Na entrevista foram abordados os temas relacionados às áreas da saúde, educação, social, infraestrutura, cultura e esporte. (Foto: Celestino Garcia)

Em entrevista concedida na sexta-feira (30) na rádio Portal Sul FM, o coordenador geral de administração de Pedro Osório, Ricardo Alves, realizou a prestação de contas de atividades desenvolvidas no município ao encerrar o ano com panorama geral de ações executadas. Em dois blocos segmentados, na entrevista ao comunicador Celestino Garcia, foram abordados temas relacionados às áreas da saúde, educação, social, infraestrutura, cultura e esporte, além do trabalho realizado no combate à enchente.

Para Alves, a área da saúde teve um retrospecto positivo após o município ter realizado a intervenção na Santa Casa e ter tido êxito no equilíbrio das contas. Ele lembra que em agosto de 2021 a instituição sofreu forte risco de fechar, mas com o esforço dos gestores em uma ação junto ao Executivo conseguiu quitar a dívida de R$ 3,4 milhões, devolvendo o selo de filantropia e investido em equipamentos de saúde para pronto atendimento hospitalar. Ele ainda destacou os atendimentos em saúde junto ao município que chegaram ao R$ 6 milhões, o equivalente a 19,94% do orçamento municipal.

Na educação, a iniciativa que teve grande destaque de acordo com o coordenador foi a realização da formatura da primeira turma do polo do Instituto Federal Sul-riograndense (IFsul) no município. A expectativa da administração é ter um polo educacional presencial na cidade. “Estamos buscando realizar este feito que seria fundamental para nosso município e toda região, potencializando a educação e oportunizando o estudo mais próximo de todos”, projetou.

Na assistência social foi abordado o transporte coletivo gratuito, que teve destaque no cenário estadual sendo pioneiro no Rio Grande do Sul. Além disso, foram citados os serviços prestados pelos restaurantes populares, que servem refeições gratuitas em dois pontos da cidade e auxiliam a comunidade mais vulnerável junto com o Cartão Cidadão que conta com 360 beneficiários e é fundamental para as políticas sociais na atual conjuntura no contexto municipal, aponta o coordenador.

Na infraestrutura, ele aponta que as pavimentações devem seguir tendo o empenho do poder público para a conclusão das vias que ainda não tiveram as benfeitorias aplicadas,. Atualmente, mais de 10 ruas e avenidas já tiveram as obras concluídas através de programas e emendas que possibilitaram os serviços.

Na pate final da entrevista foram abordados temas relacionados à cultura e ao combate dos prejuízos da enchente. No primeiro setor, o destaque foi para o esporte, na participação ativa e investimento das categorias de base coordenadas através de programas sociais da administração que tiveram participação em competições intermunicipais em Arroio Grande e Pelotas, além da realização do Campeonato Municipal, que em mais um ano teve grande adesão dos desportistas de todas região.

A Festa Municipal da Melancia, que em sua 20ª edição teve público recorde, já é projetada para 2024. Segundo Alves, deve ser uma das maiores edições dos últimos anos, valorizando a produção local com incentivo a cultura regional da fruta.

A enchente em setembro marcou o ano negativamente, com o município sendo assolado pela maior cheia dos últimos 10 anos. Duzentas famílias foram desabrigadas e aproximadamente quinhentas pessoas ficaram desalojadas. Um aporte inicial foi possível através de um repasse do duodécimo da Câmara Municipal de Vereadores, em conjunto com apoio do Poder Judiciário em consonância com a rede de atendimento municipal. “Apesar de o município não ter recebido nenhum repasse estadual nem federal até o presente momento, a administração tenta aos poucos ainda reconstruir estragos ocasionados pela cheia e buscar alternativas de seguir ajudando essas famílias afetadas”, disse o coordenador geral.

Por fim, Alves afirmou que apesar dos desafios do novo ano, espera que o governo municipal possa seguir trabalhando incessantemente para proporcionar maior qualidade de vida aos munícipes, desejando prosperidade a toda comunidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome