
Preocupada com a segurança no principal acesso a Pedro Osório, a vereadora Amália Ritta (MDB) apresentou a Indicação nº 006/2026, solicitando que o Poder Executivo encaminhe expediente ao órgão responsável pela rodovia — DNIT ou DAER, conforme a jurisdição — para a realização de estudo técnico com o objetivo de instalar um controlador eletrônico de velocidade (pardal) no trevo de acesso ao município.
Na justificativa da proposta, a parlamentar destaca o elevado número de acidentes registrados no local, muitos deles com vítimas fatais. Segundo ela, o intenso fluxo de veículos e o excesso de velocidade praticado por parte dos condutores aumentam significativamente os riscos de colisões.
De acordo com Amália, a implantação do equipamento, precedida de estudo técnico pelo órgão competente, representa uma medida eficaz para reduzir a velocidade dos veículos e prevenir novos acidentes, contribuindo para preservar vidas e ampliar a segurança viária.
A indicação ganha ainda mais relevância diante dos encaminhamentos definidos em recente reunião realizada no DNIT, da qual participou o prefeito Ricardo Alves (MDB). No encontro, ficou acordado que, a curto prazo, serão executadas melhorias na sinalização horizontal e vertical do trecho de acesso ao município, proporcionando melhores condições de orientação e segurança aos condutores. Já a médio prazo, está prevista a instalação de redutores eletrônicos de velocidade, medida que vai ao encontro da proposta apresentada pela vereadora.
Para Amália, a união de esforços entre o Legislativo, o Executivo e os órgãos responsáveis pela rodovia é fundamental para que sejam adotadas soluções efetivas, reduzindo os índices de acidentes e garantindo mais segurança para quem trafega pelo acesso a Pedro Osório.



