Em comemoração aos 64 anos de emancipação política de Pedro Osório, o Jornal Tradição Regional conversou com pessoas que participam ativamente do dia a dia do município nas mais diversas áreas. Na justiça, cultura, saúde e esporte, todos saudaram, agradeceram e parabenizaram Pedro Osório. Em comum, o desejo de que o município se desenvolva ainda mais.
Carine Harter, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar
A chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar ressaltou a importância das atividades executadas no município. “O povo que habita a região do município de Pedro Osório é ligado à atividade pecuária de forma umbilical. Mesmo com as mudanças ocorridas durante a história na economia, no ambiente e no mercado mantiveram esta atividade a conservar-se como a principal. […] Promover o desenvolvimento das unidades de produção agrícola é estratégia fundamental para a sobrevivência das famílias no meio rural”. Ao final, Carine deixou sua mensagem felicitando o município. “Parabéns pelos 64 anos do município. Agradeço pelo acolhimento e parceria com o trabalho da Emater”, afirmou.
Marcelo Malizia Cabral, juiz de Direito
“Parabéns, Pedro Osório, por seus 64 anos de emancipação política. Desejo muita prosperidade a esse povo ordeiro, trabalhador e solidário e votos de permanente progresso. Muito feliz em estar respondendo pela Comarca de Pedro Osório, local onde comecei minha carreira como juiz em 1995. Mesmo 28 anos após, prossigo com a mesma vontade e energia para prestar serviços de qualidade e com rapidez à comunidade”.
Rafael Rosa, professor de artes marciais do projeto Viva Vida
“Eu sou mestre de Taekwondo e Hapkidô e eu trabalho na Prefeitura Municipal de Pedro Osório dentro do projeto Viva Vida há 12 anos. A prefeitura tem uma importância muito grande dentro do trabalho que eu desenvolvo com artes marciais”. O projeto Viva Vida trabalha a prática de esportes como futebol e artes marciais com crianças e adolescentes do município. Para Rosa, apenas coisas boas devem surgir para a sua área na região. Segundo ele, o futuro do esporte deve ser “muito próspero e com total apoio da prefeitura municipal de Pedro Osório”. Por fim, ele registra sua mensagem para o município, desejando muita paz e prosperidade.
José Eugênio Perez, o Juca do Basílio
“No presente momento, Pedro Osório, nosso município, passa por uma excelente fase tanto na área urbana como na área rural. Na área urbana nosso comércio é dinâmico, diversificado, tem muito movimento, gera muito emprego, gera muita renda. Na área rural, o agronegócio está em pleno movimento, tanto na pecuária ou agricultura, com tecnologia que moderniza. Portanto, o futuro vai ser bastante promissor a Pedro Osório, pelo trabalho, pela dedicação do homem do campo e pela perseverança da cidade”.
Juca participa ativamente da cena cultural do município, desde a época em que era servidor público. Em suas redes sociais, esbanja conhecimento sobre o passado de Pedro Osório e região.
Paulo Cesar Furtado, mestre da Banda Bandum
“Hoje também a chamo de minha Pedro Osório, pois eu vivo aqui há 12 anos. Minha segunda terra natal. Abracei e fui abraçado por ela. Aqui desempenho minhas funções com dinamismo e alegria. Tenho amigos, gente que recebeu a minha profissão de pintor com muita gentileza e me proporcionam manter-me sem ter que sair daqui. Sou grato!
Quando pensamos e pusemos o projeto Banda Bandum em prática, foi mais uma grata surpresa. A população mais uma vez nos abraçou e hoje é um projeto que deu certo.
Levar a alegria e provar que samba de Carnaval é cultura e que é essencial para um povo, me faz sentir cumprindo uma missão.
Amo o samba e a música e faço deles meu ofício também. Quero mais uma vez parabenizar a todos que aqui vivem. Torço para que esse paraíso tenha cada dia mais saúde e educação de qualidade. E eu continuo à disposição para dividir meu conhecimento, mesmo não acadêmico.
A Banda Bandum está sempre aberta a novos desafios, mas nosso objetivo principal é unir e reunir famílias e amigos. Parabéns Pedro Osório, um grande abraço desse filho de coração. Saúde e prosperidade a toda a comunidade”, disse.
Cesar também deixou seu agradecimento e gratidão à esposa, a professora Mara Rubia, razão para a ida dele ao município. Ele fez ainda um convite para que novos membros se juntem à Bandum em 2024. Ainda neste ano serão realizadas oficinas para quem quiser aprender a tocar algum instrumento.
Pedro Ferreira, presidente do Lar de Idosos São Francisco de Assis
“Ao parabenizarmos Pedro Osório, parabenizamos suas instituições, que refletem o brilho do empenho administrativo e o brio com a abnegação e esmero de pessoas idealistas de uma causa nobre.
Entre estas, uma das mais importantes e elogiadas, o Lar São Francisco de Assis, que há 44 anos faz parte da história deste município. Criado por um obstinado, esse seleto grupo de Emaús ligado à Igreja Católica, nossa instituição vem através destes longos anos prestando relevantes serviços às comunidades de Pedro Osório, Cerrito e municípios vizinhos, sempre com o auxílio da administração pública. Sem esta valorosa ajuda, nossa instituição não conseguiria prestar um excelente atendimento aos nossos 29 residentes, sendo hoje, uma referência no cuidado com idosos.
Com o passar do tempo, sentimos uma melhora considerável em vários aspectos da administração de nosso Lar, entretanto, com o vislumbre de investimentos através de projetos, emendas parlamentares e de ações sociais, temos uma ótima perspectiva para prover ainda mais qualidade de vida aos patriarcas de nossa sociedade “nossos queridos vovôs”.
Marivone Echeverria, gerente geral da agência de Pedro Osório do Banrisul
“Banrisul: nossa conexão transforma Pedro Osório
O Banrisul transforma, traz oportunidades, ajuda a vencer desafios e estimula práticas sustentáveis. Como um agente financeiro voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, cumprimos dia após dia o nosso compromisso com a sociedade gaúcha. Superamos as adversidades com dedicação e trabalho, sem perder o olhar para a inovação e a competitividade. Para o Banrisul, estar conectado representa compreender o que a sociedade necessita e quando ela mais necessita.
É com esse posicionamento de conectividade, sempre com foco no pilar que nos sustenta – as pessoas – que estamos presentes, há 33 anos, em Pedro Osório, uma cidade importante para a instituição. Contamos com uma agência no município, temos um bom relacionamento com o poder público, onde o Banco disponibiliza a folha de pagamento dos servidores municipais, que têm à disposição os convênios do cartão BanriCard. Além disso, apoiamos diversos eventos comunitários.
Com muito orgulho, podemos dizer que cumprimos o nosso propósito de fomentar o desenvolvimento com sustentabilidade, de impulsionar a inovação, de facilitar o acesso aos nossos mais de quatro milhões de clientes. Respeitar a história e abrir as portas para o futuro: esse é o caminho que procuramos trilhar, com a certeza de que tudo muda o tempo todo, menos a nossa conexão”.