Miniveículos fazem sucesso em Pedro Osório

Rosangela e Eliton, com o apoio do filho, Eliton Júnior, tornaram o hobbie uma renda extra (Foto: Rodrigo Netto/JTR)

Um casal está transformando o novo hobbie em renda extra, fazendo sucesso em Pedro Osório e região. Rosangela Macedo Tavares e Eliton Tavares começaram durante a pandemia, em janeiro deste ano, enquanto estavam em casa cumprindo o isolamento, a fazer miniaturas de automóveis.

Pela internet, Rosangela comprou alguns projetos e eles começaram a executar. A paixão pelo novo passatempo foi imediata, porém perfeccionistas, ambos começaram fazendo alterações, acrescentando mais detalhes e arredondando os carros.

A partir disso, o casal passou a contar com o apoio do filho Eliton Júnior, que tira da internet os detalhes de cada projeto, coloca em escala e faz as comparações aos modelos atuais.

Eliton precisou de ferramentas mais específicas para realizar os detalhes e melhoramentos e, para isso, ele criou as suas próprias ferramentas, conforme a necessidade ia surgindo. Atualmente, sua oficina atende as demandas, mas se precisar de uma ferramenta específica, com certeza ele irá estudar na internet e construir uma que atenda a necessidade.

Encomendas específicas
Um dia, a cliente Simone Vara viu as postagens nas redes sociais e lançou o desafio: realizar a réplica em miniatura de seu Corcel. A dupla aceitou o desafio e construiu um belo Corcel vermelho, idêntico ao do desafio. Foi o ponto inicial da nova onda, pois os clientes viram a réplica e começaram a pedir a de seus veículos. Encomendas foram feitas de vários municípios do Rio Grande do Sul e as riquezas de detalhes foram aumentando, satisfazendo ainda mais clientes e amantes da arte.

Simone Vara com seu Corcel e a miniatura (Foto: Rodrigo Netto/JTR)

Todo o trabalho é individualizado e manual. Item por item, peça por peça, cada veículo é único, com as fotos enviadas pelos contratantes então os detalhes ficam ainda maiores. Em média, um veículo leva uma semana de trabalho para ficar pronto e é todo realizado em madeira. Apesar dos veículos serem as meninas dos olhos do casal, também tem que se fazer o registro que eles trabalham em madeira fazendo toda e qualquer encomenda, de pracinha para crianças, passando por mesa até chegar a carrinho de mão, sendo em madeira o casal consegue realizar.

É mais uma ótima opção para presentear ou se presentear, ter uma réplica de um automóvel com valor sentimental, uma opção única e realizada totalmente de forma artesanal.

De acordo com a professora de artesanato do Senar/RS, Rosana Martins, houve um aumento na prática do artesanato, tanto como forma terapêutica para enfrentar a pandemia, como de uma forma extra de renda. E destacou: “Quando você compra algo feito à mão, está comprando mais que um objeto, está comprando horas de experimento e fracasso, você está adquirindo dias, semanas e meses de trabalho, você não está comprando coisas, está comprando um pedacinho do coração e da alma do artesão”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome