Secretário de Saúde de Pedras Altas participa de audiência pública sobre a construção do Hospital Escola da UFPel

(Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (14), o secretário de Saúde de Pedras Altas, Celso Caetano, participou da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, sob a coordenação da deputada Estadual Zilá Breitenbach (PSDB), que conduziu os trabalhos juntamente com o deputado Zé Nunes (PT). Na ocasião, estavam presentes diversas lideranças políticas, Reitoria, Professores e Estudantes para discutir sobre a Construção do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Caetano avaliou a audiência de forma positiva e ressaltou a importância da viabilização do projeto para a região. “O Hospital Escola presta um serviço de excelência para os 22 municípios, além de ser 100% SUS. Esta pauta será defendida e apoiada pelos secretários da Região Sul para que o projeto se conclua”.

O projeto de ampliação ultrapassa R$ 150 milhões e com o plano a instituição será dividida em três grandes eixos físicos e estrutura que vai abrigar 250 leitos, além de serviços e espaços que vão ser utilizados para o ensino da Medicina de forma atualizada, moderna com tecnologia de ponta. 

A Instituição, além de ser referência em Oncologia serve também como área de apoio a nove cursos da UFPel. O HE realiza mais de 28 mil atendimentos por mês.

No final da audiência, uma das propostas apresentadas foi à realização de uma reunião entre os parlamentares da Região Sul, os prefeitos e secretários de saúde para a formação de um bloco político coeso em defesa da obra. Também foi proposto um encontro com a bancada federal gaúcha para tratar do tema e a realização de audiências junto aos ministérios da Educação e da Saúde. 

A ampliação do hospital deve ser concluída até 2026, conforme o cronograma do projeto.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome