Morre o artista plástico e escritor J. Afonso, natural de Pedras Altas

J. Afonso faleceu aos 60 anos, vítima da covid-19. (Foto: Arquivo/Facebook)

O artista plástico e escritor João Alberto Lemos Afonso (J. Afonso), estava internado no Hospital Regional São Paulo de Xanxerê-SC e faleceu na quarta-feira (17), vítima da Covid-19.

J. Afonso nasceu em Pedras Altas-RS em 1961 e morou na região até 1982. Estudou Artes no Colégio La Salista – Gonzaga em Pelotas e Desenho Técnico e Perspectivas no Curso de Formação em Eletrotécnica. Atualmente, residia com a família na cidade de Xanxerê em Santa Catarina,onde foi sepultado.

J. Afonso visitou a terra natal, pela última vez, em fevereiro de 2019. O artista veio à Cidade do Castelo para participar do 1º Encontro dos Amigos de Pedras Altas e rever familiares. Na ocasião, já ficou programada uma nova data para reencontrar os amigos que em virtude da pandemia acabou não acontecendo.

J. Afonso deixa um enorme legado no mundo artístico. Em 2009, o artista deu início a divulgação de suas obras realizando a primeira exposição individual. Os seus quadros já estiveram em exposições pelo mundo afora e foi um dos homenageados na Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes. Tornou-se reconhecido com diversas premiações no Brasil e exterior participando de exposições físicas e virtuais. Suas obras utilizavam técnicas como acrílica sobre tela, desenho, ilustrações, aquarela, óleo sobre tela, entre outras.

Algumas de suas obras estão em exposição na Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior, em Xanxerê.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome