Morro Redondo realizada roda de conversa com os pais sobre atendimentos com autistas no município

A terapeuta ocupacional (TO) Naiara Teres falou que a TO no Autismo tem como objetivo desenvolver habilidades que estimulem a autonomia e independência da criança. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Com o tema “Com amor as peças se encaixam”, autoridades do município realizaram atividade que fez parte da programação “Abril Azul no Morro Redondo” de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nesta quinta-feira (20) no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, foi realizada uma roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista além da troca de experiência com a mostra de trabalhos dos profissionais que atendem na Clínica Especializada. O evento contou também com atividades paralelas para as crianças, que puderam brincar nos brinquedos infláveis, participar de oficinas, brincadeiras e por fim confraternização das famílias.

A terapeuta ocupacional (TO) Naiara Teres falou que a TO no Autismo tem como objetivo desenvolver habilidades que estimulem a autonomia e independência da criança em todas as áreas do seu desenvolvimento global, bem como minimizar os sintomas que são barreiras para aprendizagem. Para que esse trabalho seja feito em seu maior potencial, a participação da família e escola é fundamental. “Hoje, nosso encontro proporcionou uma troca de experiências muito rica, fazendo com que cada vez mais consigamos realizar uma intervenção de maneira integrada, potencializando e generalizando comportamentos para outros ambientes de convívio das crianças com autismo”, definiu.

A fonoaudióloga Katleen Souza relatou sobre os atendimentos, que são realizados visando auxiliar o paciente na resolução que envolve aspectos da parte de comunicação e linguagem, audição, deglutição e motricidade orofacial. Ressalta que aqui o diferencial é o trabalho coletivo com o contato direto com os demais profissionais da clínica.

Simone Beilfuss Volz Coordenadora que atua na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola municipal de ensino fundamental Alberto Cunha comentou que a Sala de Recursos do município ocupa um papel fundamental na vida escolar das crianças com TEA por trabalhar às habilidades necessárias conforme a demanda de cada criança, respeitando as singularidades de cada um. Dentro da escola o profissional da educação especial vai orientar os professores para que sejam realizadas as adaptações necessárias referente ao processo de inclusão na sala regular. “O momento de de hoje foi importante por reunir diversos profissionais juntamente com as famílias para compartilhar as vivências e experiências”, citou.

A vereadora Leticia Santos (PSDB) disse que junto com a vereadora Vivian tiveram a ideia de realizar estas atividades desta semana no município para atender uma demanda dos pais de crianças com autismo. “Olhando nas leis do município vimos que já tinha uma lei municipal que tratava para ter esta semana de conscientização mas que não haviam sido realizadas atividades até então. Ficamos felizes por este nosso movimento de ver as escolas também abordando este tema neste mês. Criamos a lei do censo do autista. São ações feitas com apoio dos pais, nas convivências ficamos sabendo das angústias que eles passam”. Agradeceu a vice-prefeita pelo apoio para acontecer estas atividades da semana.

Vereadora Vivian Thiel Rickes Rosa (PSDB) agradeceu a presença dos pais e dos profissionais que aceitaram o convite para participarem deste encontro, com intuito de estar ao lado de vocês, proporcionar aprendizado tanto aos profissionais mas também para as famílias, ou seja saberem conviver e fazer a inclusão, estamos do lado das famílias para dar todo o suporte.

Secretária de saúde e assistência social Silvia Wahast Islabão gratifica ver as vereadoras Leticia e Vivian preocupadas com esta causa do autismo, que são a voz da comunidade. “O que me angustia é não atrasar o transporte para levar os filhos de vocês até os profissionais da clínica, estamos tentando articular junto à secretaria de educação para auxiliar nesta demanda para que não ocorram atraso e ninguém fique sem atendimento”. Silvia apresentou que a demanda cada vez mais cresce na nossa região pois tem 3 mil pacientes aguardando consulta de neuro pediatra pelo SUS. “Estamos estudando a possibilidade de comprar algumas consultas porque viabilizariam os laudos que trazem muitos direitos para estas crianças, porque o que se vê é muitos pacientes que já estão sendo atendidos por este profissional não tendo alta e outros nem previsão de alta”. Sobre outros atendimentos dos demais profissionais secretária está estudando a possibilidade junto ao executivo de aumentar os atendimentos o que diminuiria a demanda.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) comentou “que neste mandato estamos dando uma atenção especial a esta causa aumentando o número de atendimentos destes profissionais, temos um olhar que vai desde o antes e depois de ingressarem na escola”. Cita que a prefeitura compra atendimentos especializados junto ao Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt que repassa o pagamento para os prestadores de serviço que executam o serviço na Clínica. Agradeceu a secretária Silvia pois tem dado uma atenção para atendimento desde as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e do Colégio Estadual mas também para os adultos. Parabenizou as vereadoras Leticia e Vivian que se aliaram a lei criada em 2019 pela hoje secretária e na época vereadora Silvia, com a criação de uma lei em 2021, para estarem fazendo neste ano de 2023 atividades pela primeira vez tratando sobre os primeiros contatos na prática em forma de conversa, de contato dos profissionais da clínica com as famílias, proporcionando saberem o que cada um faz e o método de trabalho. Por fim concluiu afirmando que podem contar com o executivo pois o trabalho é dar suporte às demandas das famílias, e que bom foi ter tido este encontro.

Participaram também da atividade o Conselho Tutelar, coordenadora do CRAS Silvia Klumb, Agentes de Saúde, APAE e a diretora do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim Aline Becker Crizel Tessmer.

O evento foi idealizado pela vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), secretária de Saúde e Assistência Social Silvia Augusta Whahast Islabão e as vereadoras Letícia Santos (PSDB) e Vivian Thiel Rickes Rosa (PSDB), tem também a parceria da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), agentes de Saúde, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Rotary Club de Morro Redondo, escolas do município e voluntários.

Veja mais registros do evento 

Foto: Diones Forlan/JTR

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome