Nos dias 8, 9 de 10 de maio foi realizado curso de Criação de Peixes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A capacitação foi composta de aulas práticas nas propriedades dos participantes, em nos sistemas ecológicos para produção de peixes orgânicos na agricultura familiar.
O curso teve como professor Fábio Miguens e também foi composto por parte teórica no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Além disso, trabalhou aspectos ambientais, anatomia e fisiologia dos peixes, espécies, cadeia alimentar, sistemas e técnicas de criação, criatórios, parâmetros de construção, qualidade da água, preparo de viveiros, aquisição e transporte de alevinos, ambientação, considerações sobre povoamento de viveiros, sanidade dos peixes, despesca, transporte e viabilidade econômica, variedades de peixes entre elas, carpa, tilápia, jundiá e trairá.
A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) destaca a qualidade dos cursos oferecidos pelo Senar, com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), Sindicato Rural de Pelotas. Ela destaca a alegria em ver a participação de empreendedores, e de produtores rurais. “Esses cursos poderão aumentar as suas rendas e também explorarem o aumento do consumo da carne de peixe, que tem maior valor nutricional”, disse, agradecendo também ao professor do curso.
Confira mais fotos das aulas do curso