Morro Redondo recebe visita técnica em saneamento ambiental da Emater/MG

Extensionistas visitaram locais e agroindústrias do município. (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (7), Morro Redondo recebeu a visita de Extensionistas Rurais da Emater de Minas Gerais que estão fazendo uma rodada de visitas técnicas no Estado, focando no tema do Saneamento Ambiental.

O engenheiro agrônomo Márcio Stoduto de Mello, coordenador técnico estadual de solos e a engenheira ambiental Jane Terezinha da Costa Pereira Leal, coordenadora técnica estadual de saneamento ambiental foram acompanhados pelo assistente técnico estadual, geógrafo Gabriel Ludwig Kutz. Na região, a assessoria foi prestada pelo assistente técnico regional na área ambiental e engenheiro ambiental Fernando Luiz Horn, devidamente orientados e acompanhado nos municípios pelos integrantes das equipe locais.

Por conta de um intercâmbio que existe entre a Emater/RS e a Emater/MG, a equipe técnica que coordena a área de Saneamento Ambiental em Belo Horizonte visita trabalhos desenvolvidos na região, entre eles o Sistema de Filtragem Lenta, jardim filtrante, proteção de nascentes, tratamentos de dejetos de suínos e bovinos visando a redução da contaminação dos mananciais e consequente melhoria da qualidade da água disponível, bem como a água que retorna ao ambiente, depois de passar pelos processos produtivos na propriedade.

Os municípios da Regional de Pelotas visitados foram Morro Redondo, Cerrito e Pelotas. Em Cerrito, uma família de agricultores que utiliza o sistema de filtragem lenta foi visitada.

Em Morro Redondo foram duas visitas, uma na Agroindústria Laticínios Bem Me Quer, onde foram vistos trabalhos na área de proteção de nascentes, sistema de filtragem lenta da água que abastece a agroindústria e o sistema de tratamento dos efluentes das águas resultantes do processo de produção. Na Floricultura Sobrado das Plantas conheceu-se o Jardim Filtrante, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa, que é um tipo de tratamento de efluentes após a fossa séptica com o objetivo de melhorar a qualidade da água que será devolvida ao meio ambiente e que utiliza plantas com alta capacidade de evapotranspiração.

Em Pelotas foram visitados a Agroindústria Crochemore, na Vila Nova e a Avicultura Renascer no Cerrito Alegre, também com sistemas de filtragem lenta instalados e em funcionamento. Além disso, foi realizada uma visita na Estação Experimental da Cascata, da Embrapa Clima Temperado, onde foram apresentadas diversas pesquisas no campo do saneamento ambiental, como vermicompostagem, compostagem, compostagem laminar, húmus líquido, fossa séptica biodigestora, o sistema agroflorestal – SAF e um sistema de restauração vegetal.

As visitas mostraram as possibilidades que existem de melhorias na qualidade ambiental. Os extensionista rurais mineiros ficaram extremamente satisfeitos e levarão tudo o que viram na região para ser apresentado aos colegas do Estado de Minas Gerais.

Veja fotos da visita 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome