Na última quinta-feira (10), durante a 93ª Expofeira Pelotas, ocorreu o Seminário de Cooperativismo: Pnae para as Escolas Estaduais. O objetivo foi discutir sobre a trajetória da compra da agricultura familiar para a Alimentação Escolar, conhecer experiências de sucesso na região e esclarecer dúvidas com relação às questões burocráticas. Participaram diretores de escolas estaduais, agricultores, cooperativas, técnicos da Emater/RS-Ascar e de outras entidades de Extensão Rural e de organização de agricultores da região.
Do município do Morro Redondo participaram a agricultora Cristina Lettnin, a secretária da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais do Morro Redondo (ADCPR), Graciela Konrad, o técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo e representante da Cooperativa Dos Agricultores Familiares De Morro Redondo (Coopamor), Jeferson De Llano, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Adriane Lobo, e a diretora da Escola Estadual Bonfim, Raquel Müller.
“Todos consideraram o evento muito produtivo e puderam clarear os seus conhecimentos acerca do tema”, ressalta Adriane, ao citar a apresentação das vantagens da compra da agricultura familiar e a necessidade da comercialização do Pnae ser do agricultor familiar inscrito no Programa, “já que o mesmo assina uma Declaração de Produção, afirmando que a produção comercializada é realizada na sua propriedade”, observa.
Durante o seminário, representante do município de Herval apresentou sua experiência na compra para uma escola estadual interiorizada, o que levou ao aumento do consumo de produtos saudáveis pelas crianças, à melhoria da renda para as famílias que vendem seus produtos, o ganho na circulação desse dinheiro no próprio município e até mesmo o aumento da autoestima dessas pessoas que se sentiram incluídas num processo do qual não faziam parte.
Também ficou esclarecido que a legislação garante que não seja somente o preço o fator primordial na escolha dos vencedores do processo licitatório, mas condicionantes que são de públicos prioritários, como os quilombolas, de grupos organizados, como as Cooperativas e Associações, e de produção no próprio município. “Só após a verificação desses critérios é que entram na concorrência outros públicos e agricultores de outros municípios da região, e por último, agricultores de outras regiões”, explica a extensionista.
A 93ª edição da Expofeira Pelotas foi realizada entre os dias 7 e 13 de outubro, na Associação Rural de Pelotas (ARP).