Na terça-feira (25), o governador Eduardo Leite assinou decreto que anistia as dívidas dos agricultores que receberam sementes de milho para cultivo da safra 2020/2021 dos municípios que tiveram situação de emergência com reconhecimento pela Defesa Civil Nacional, incluindo Morro Redondo, que é o único município da Região Sul do estado na lista de 104 cidades beneficiadas. Com isso, os agricultores terão o benefício de não precisar fazer o pagamento das sementes que receberam cujo vencimento seria na próxima segunda-feira (31). O reconhecimento nacional ocorreu no dia 12 de fevereiro deste ano.
Entenda
No dia 11 de dezembro de 2020, em decorrência da chuva de granizo que atingiu 3 mil hectares, foi decretada a situação de emergência, conforme relatório elaborado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Evaldo Voss. As localidades atingidas foram Reserva, Afonso Pena, Colorado, Açoita-Cavalo e Passo do Valdez, tendo o seu epicentro concentrado nas localidades da Reserva e Afonso Pena.
“Nessa área de abrangência, atingiu pequenas e médias propriedades rurais, as quais possuem atividades agropecuárias distintas. Nas médias propriedades, nesse período do ano, predomina o cultivo da soja, na qual o impacto econômico registrado foi pequeno, devido ao estágio da cultura permitir o restabelecimento. No entanto, cerca de 50 pequenas propriedades que produzem olerícolas, leite, pêssego e milho tiverem prejuízos significativos, que acabam por comprometer a sustentabilidade da atividade nesse meio muito fragilizado”, disse Voss.
Ainda, ocorreram danos às coberturas de galpões e casas em todas as propriedades. No que se refere à atividade agropecuária, os dados levantados em avaliação realizada de modo virtual na época devido às restrições decorrentes da pandemia de coronavírus, mostraram uma estimativa de perdas para os principais produtos agropecuários do município, que envolveram as culturas de milho grão, milho silagem, silagem, feijão, morango, pepino, abóbora, cebola, amendoim, ervilha, tomate, repolho, beterraba, pêssego e foliosas, com uma perda total estimada em torno de R$ 148 mil.