Na quinta-feira (11) foi realizado um evento em comemoração aos 10 anos da Feira da Agricultura Familiar de Morro Redondo que conta com produtores da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Produtores Rurais (ADCPR-MR), sendo realizada todas as quintas-feiras pela manhã no Quiosque localizado ao lado da Prefeitura Municipal.
A médica veterinária Adriane Lobo, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, destacou a importância em celebrar a feira, produtores e produtoras, pessoas dedicadas e que persistem, além da parceria com os consumidores “que sabem que vão vir aqui e estar consumindo produtos e alimentos de qualidade, que é uma maravilha para a comunidade”, disse.
Em nome dos produtores da feira, Lisane Kuhn agradeceu aos fregueses e que disse que se não fossem eles não estariam aqui nestes 10 anos. Também estendeu o agradecimento a todos que dão apoio e desejou que possam permanecer no local por muitos anos.
O presidente da ADCPR-MR, Eldon Bosembecker, agradeceu aos produtores por estarem atuando no espaço, que foi cedido pela associação. “Que contem sempre com a entidade para o que precisarem, desde a patrulha agrícola e demais equipamentos dentre outros”.
O secretário em exercício de Desenvolvimento Rural e Turismo, Tiago Oliveira, deu os parabéns aos produtores “que são guerreiros e que contem sempre com a secretaria para ser parceiro”.
O chefe do escritório municipal da Emater, Evaldo Voss, relembrou um pouco da história do prédio que abriga a feira atualmente, construído através do RS Pampa estadual. “Na época, o senhor Egon Gilmeister, que trabalhava na Emater daqui e na gestão do prefeito Rui [Brizolara (União)] foi feito o projeto. Com apoio na época das vereadoras Angelica Boettge dos Santos e Silvia Wahast Islabão, de produtores e da recém chegada ao município colega Adriane Lobo na Emater, se empenharam para que fosse criado esse espaço. Destaco ainda a perseverança dos produtores. Muita admiração pela superação para enfrentarem as dificuldades de estiagens e de outras intempéries do clima que possam crescer cada vez mais”, disse.
O chefe do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, que é natural de Morro Redondo, destacou que os feirantes são importantes e que participou da criação da ADCPR-MR, em 1989. Além disso, citou o apoio para o trabalho da instituição no município graças à parceria que a Prefeitura ao longo de todos os anos.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) relatou a emoção de estar comemorando os 10 anos da iniciativa com o trabalho de produtores que persistem nos tempos difíceis. “Foi tão importante em 2013 quando procuramos a associação para utilizar este espaço pois tinham produtores que não tinha pra onde ir e era um local deles, quem ajudou os produtores foi a Emater”, lembra.
Angelica também destaca a parceria recente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que disponibiliza a técnica Lidiane Vieira Lopes, também natural de Morro Redondo, que presta assistência à 13 produtores de olerícolas. “Ou seja, cada um dos parceiros, da sua forma, enriquece o trabalho dos produtores. Queremos, em nome da prefeitura, continuar ajudando vocês a melhorar o espaço e no que precisarem, vida longa à feira, que eé um orgulho para Morro Redondo”, concluiu.
O prefeito Rui Brizolara (União), parabenizou os produtores pela presença e realização da feira ao longo dos últimos 10 anos, mesmo enfrentando dificuldades, seja em dias de chuva e de seca. “Também quando tem poucos clientes, mas que têm se mantido fiel à feira. Talvez poderemos procurar algumas alternativas para tentarmos mobilizar mais as pessoas para virem procurar mais este local. Bom que aqui as pessoas da comunidade tem um ponto para comprar produtos de qualidade”, pontuou. Por fim, desejou muito sucesso e que os feirantes possam se manter durante um bom tempo.
Ao final, Adriane ainda comentou que por iniciativa do gabinete da vice-prefeita, foi entregue no final um certificado aos produtores da feira pelos 10 anos. Receberam o documento Lisane Kuhn e Jairo Kuhn, Maria Helena Duarte e Aliomar Duarte, Aladi Palsen e Zilda Palsen, Claucia Muller, Paulo Rodegheiro. Cada participante também ganhou uma muda de flor, que plantaram ao lado do Quiosque
Também participaram do ato o técnico em agropecuária Patric Medeiros da Emater municipal e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Dobke.