Morro Redondo: Emater, SMDRT e Embrapa promovem reunião técnica sobre piscicultura

Evento contou com a participação de extensionistas da Emater e pesquisadores da Embrapa. (Foto: Divulgação)

A piscicultura é uma atividade que está presente em grande parte das propriedades da agricultura familiar em Morro Redondo. Não só pela disponibilidade de água, mas também para o consumo de pescado pela família, e, muitas vezes, para uma renda extra. A produção de pescado pode ser melhorada quando aplicadas técnicas simples e manejo adequado, como em qualquer outra criação.

Pensando nisso, a Emater do Morro Redondo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) buscaram a parceria da Embrapa para a realização de uma reunião técnica, que ocorreu na última terça-feira (13), durante todo dia, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.

Com o pedido de alevinos aberto desde o dia 9 de novembro, o objetivo foi oferecer orientações para aqueles que fizeram seus pedidos esse ano, e também, os agricultores que haviam sido contemplados com a construção de tanques do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em 2020. Esse ano, os tanques começaram a serem construídos e uma etapa do Programa era justamente a capacitação dos beneficiários, que em Morro Redondo são seis.

A reunião técnica teve como instrutores o pesquisador Daniel Weber, recentemente chegado da Embrapa Pesca e Aquicultura do Tocantins, a pesquisadora Lilian Winckler, ambos da Embrapa Clima Temperado e o engenheiro agrônomo Fernando Horn, da Emater Regional de Pelotas. A Weber coube a parte da escolha do local para a construção do tanque, os aspectos a serem observados, espécies e suas características, desenvolvimento dos peixes, alimentação, sanidade e comercialização. Sobre a qualidade da água, fator de extrema importância na atividade, Lilian explicou os mais importantes parâmetros a serem observados e mostrou formas para o seu monitoramento, como pH e turbidez, entre outros. Já os aspectos ambientais e de licenciamento ficaram a cargo de Horn, mostrando quais os passos legais que precisam ser cumpridos para que o agricultor não incorra em nenhum crime ou multa ambiental.

Durante a abertura, a assistente técnica regional de Piscicultura e representando a Gerência Regional da Emater Regional, Mara Saalfeld, parabenizou a iniciativa do escritório municipal pela atividade e incentivou os participantes, dizendo que a atividade de piscicultura tem um enorme potencial também no turismo, ramo no qual o município tem se destacado na região. Além disso, destacou que as Feiras de Pescado, não só na Semana Santa, mas durante todo o ano, podem gerar renda extra, bem como melhorar a qualidade nutricional da família, “já que o peixe é uma proteína de excelente qualidade”, explica. O chefe do Escritório Municipal, Evaldo Voss, agradeceu a presença de todos e também se disse muito satisfeito com a atividade.

O secretário da SMDRT Antônio Martins se disse muito satisfeito com a reunião, e aponta que o pescado pode ser mais uma alternativa na propriedade. “Vejo em outras regiões o peixe gerando renda e o interesse do consumidor em ver de onde o peixe está sendo tirado. Essas condições Morro Redondo tem e pode oferecer”, afirma.

Weber agradeceu a oportunidade e disse que essa foi a primeira reunião com agricultores que ele participa desde a sua chegada à região. “Acredito muito no potencial do peixe, desde que observados alguns cuidados e tomando algumas medidas que favoreçam o seu desenvolvimento, o pescado é uma excelente atividade para a propriedade. E a Embrapa está à disposição para desenvolver projetos e auxiliar tecnicamente, através da Emater, para que a criação tenha êxito”, disse.

A agricultora Adriana Vieira, que foi uma dos 20 participantes da reunião, disse ter ficado muito satisfeita e que a família sempre teve muita vontade de se dedicar à piscicultura. Agora, como foram contemplados com o tanque do Programa, esperam poder ter mais condições para isso. “Até mesmo para o turismo nós achamos que pode ser uma alternativa. Isso é o que queremos no futuro”, declara.

Ao final, a extensionista rural da Emater Municipal, Adriane Lobo, informou que os alevinos já estão sendo entregues desde sexta-feira (16) na SMDRT. “Esse ano retomamos a encomenda de alevinos, dessa vez provenientes da Piscicultura Amorim de Sentinela do Sul, por ser mais próxima e ter bom um conceito na região. Foram 33 agricultores que encomendaram mais de 7 mil alevinos. Essa reunião foi a primeira de uma série que pretendemos dar continuidade no ano que vem, aprofundando cada aspecto que foi visto. Contaremos com o apoio da Embrapa, da própria Piscicultura Amorim, que pretendemos visitar, assim como outros parceiros que queiram somar nesse projeto. Morro Redondo tem um grande potencial de águas que pode muito bem ser aproveitado com a piscicultura”, concluiu.

Confira fotos do evento

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome