Entre os dias 21 a 24 de novembro, no prédio da Câmara de Vereadores de Morro Redondo, foi realizado o curso Básico de Apicultura de abelhas com ferrão ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) e o Sindicato Rural de Pelotas.
Com instrução do engenheiro agrônomo e professor Júlio Camacho, o curso foi dividido em duas partes: teórica e prática. Nas aulas, foi abordado desde a introdução das abelhas com ferrão no Brasil, manejos básicos, localização do apiário, pasto apícula, equipamentos e utensílios para manipulação da colônia, segurança no trabalho, anatomia, fisiologia e alimentação das abelhas, importância e papéis das rainhas, operárias e zangões e tipos de captura de enxames.
O curso transcorreu em acordo com o planejado e os alunos foram estimulados a participar ativamente com questionamentos e relatos tanto na parte teórica quanto prática. “Existem muitos apicultores na região e esses cursos unem, capacitam e incentivam a todos, incluem também pessoas em geral nesse mundo fascinante das abelhas. As abelhas têm grande importância para o meio ambiente, produção de alimentos fruto da polinização feita por elas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes”, destacou.
Para a primeira quinzena de dezembro está programado o curso avançado de Apicultura pelo SENAR em parceria com a SMDRT, o que representa um forte incentivo à população e apicultura da região.
O Curso foi excelente, o Professor Júlio Camacho tem muito conhecimento no assunto, e a troca de conhecimentos com os alunos acrescentou em nosso aprendizado. Obrigado a todos envolvidos!