Que a Semana Santa é o período que mais se consome peixe, isso sabemos. No Morro Redondo, nos últimos anos, tem havido uma nova opção de compra do produto, por meio da Venda de Peixe na Propriedade. A quinta edição do evento, realizado pelo escritório municipal da Emater de Morro Redondo em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) e aconteceu nos dias 5 e 6 de abril, na propriedade de Vilmar e Nilda Bender, na comunidade de São Pedro.
Os peixes das espécies carpa capim e jundiá foram retirados do açude na manhã do dia 5 e colocados em tanques com renovação de água, para serem oferecidos vivos aos consumidores, que começaram a chegar pela tarde, seguindo a venda por toda a quinta-feira. Ao todo, foram vendidos 101 kg de peixe, gerando uma renda extra para a família.
“É muito gratificante poder oferecer o peixe dessa maneira porque quem compra sabe de onde o peixe saiu e vai levar ele ainda vivo, não correndo nenhum risco”, disse Vilmar.
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Adriane Lobo explica que os organizadores da Feira entendem como uma oportunidade para os agricultores venderem o seu produto e satisfazer o consumidor nessa época em que todos procuram por pescado.
“Esperamos que no ano que vem possamos ter mais adeptos e que tenhamos mais pontos de venda no município, pois a atividade de piscicultura é uma alternativa para diversificação da propriedade, além de ser um importante fator de reservação de água. Além disso, o peixe é um indicador biológico da água, pois ele só se desenvolve nos mananciais de água que tenham boas qualidades físicas, químicas e biológicas”, acrescenta.