Entre os dias 20 e 22 de julho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Morro Redondo promoveu o Seminário de Formação Continuada “A Arte de Educar”, voltado a todos profissionais da rede municipal de ensino, realizado no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
O secretário de Educação Anderson Guths (Teko), destacou a importância do seminário, que foi retomado após dois anos de pandemia, assim com as aulas presenciais.
“Problemas estão sendo enfrentados em um ano atípico, de estudo para entender o que está acontecendo. Todos os profissionais trabalharam durante a pandemia no ensino remoto para que chegasse nas residências dos alunos. A batalha foi grande e esses três dias foram de grande valia para [os professores] adquirirem conhecimento por intermédio de palestras e oficinas, e poder estarem aqui reunidos foi fundamental, pois são momentos de compreensão, de entender o colega, alunos e pais mas também de reunião e troca de informações”, disse ele, que destacou ainda o suporte oferecido pela equipe da Secretaria para que o seminário acontecesse.
Já o prefeito Rui Brizolara (União) falou apontou a participação da rede na retomada presencial da educação. “O ensino à distância não era a mesma coisa. Têm crianças que estão no terceiro ou, até mesmo, no quinto ano que ainda enfrentam dificuldades para ler, e isso vale para aqueles alunos que estão saindo do 9º ano do Ensino Fundamental para ir pro Ensino Médio, imagina as dificuldades. Por isso a importância do educador”, afirmou.
Brizolara ainda destacou que o Executivo quer proporcionar a todos os profissionais uma escola com boa estrutura, com a oferta de suporte com psicóloga e assistente social, que já está implantado. O prefeito cita que novos profissionais já estão sendo inseridos na área, tendo em vista o crescimento no número de alunos com necessidades especiais e necessidade de promover a inclusão. Neste sentido, apontou que o seminário propiciou momentos para os profissionais se conhecerem, trocarem ideias para que, juntos, possam superar as dificuldades.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Zanetti (União), agradeceu a SMECD pela oportunidade de estar presente no evento, onde os profissionais da educação precisam ser os artistas da arte de educar.
A programação do seminário contou, no dia 20, com apresentações culturais; palestra “Educação Ambiental na Escola: desafios e possibilidades”, com a professora doutora Caroline Terra de Oliveira, da Universidade Federal Pelotas (UFPel); oficina “Brincar na Escola: porque e como”, para educação infantil e anos iniciais, com o professor doutor Rogério Costa Würdig (UFPel); oficina “Metodologias Ativas, Projetos Interdisciplinares, Tecnologia e Robótica”, para anos finais, promovida pelo SESI; oficina para serventes, realizada pelo SENAI; oficina “O Brincar Heurístico”, para a educação infantil, com a professora Altamira Dias Souza, da Rede Municipal de Ensino de Pelotas; e palestra “Finanças: mitos e verdades”, para anos iniciais, com Denísia Fanka Vieira, do Sicredi.
Já no dia 21 de julho, foram realizadas, oficina “Brincar, Cantar e Aprender”, para a educação infantil, com a professora Salatiele da Rosa Gomes; da Rede Municipal de Ensino e Vitória Krüger Feldens da Rede Municipal de Ensino de Pelotas; conversas “Para Quem Gosta de Alfabetizar”, para anos iniciais, através das mediadoras professora Valéria Krüger Feldens, da Rede Municipal de Ensino e a professora doutora Vânia Grim Thies (UFPEL);
A programação ainda teve conversas sobre “Docência e Adolescência”, para anos finais, com a psicóloga Mônica Bertoldi; oficina do SENAI para serventes; oficina “Educação Física: aqui, ‘todos caem pra dentro!’”, para educação infantil, anos iniciais e professores de educação física, com o professor Luis Vagner Rodrigues Lopes, da Rede Municipal de Canguçu e o professor Mestrando Adriel Ramson Ramm, da Rede Municipal de Ensino; oficina “A Língua Nossa de Cada Dia: reflexões sobre práticas de linguagem”, para anos finais, com a professora Liziane de Lima Isnardi Hipólito da Rede Municipal de Canguçu; palestra “Desafios e Possibilidades das Adequações e Flexibilizações Curriculares na Educação Inclusiva” pela professora Doutoranda Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves (UFPel) e o professor Mestrando Antonio Olvedo Rodrigues Neves (UFPel); oficina de Primeiros Socorros, para educação infantil, através do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pelotas; oficina “A Matemática do Ensino Fundamental: o que é fundamental para seu ensino?”, para anos iniciais e professores de Matemática, pelo professor Antonio Maurício Medeiro Alves (UFPel); oficina “Contribuição das Múltiplas Linguagens no Processo de Ensino e Aprendizagem: perspectivas para uma formação crítica e cidadã”, para anos finais, com a professora doutora Rosângela Lurdes Spironello e Acadêmica Fernanda Puglia Vieira Dias da UFPel; palestra “Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”, para serventes, com a psicóloga Quezia Crispa Isnardi; palestra “Nutrição além do alimento”, para serventes, com a Gastrológa e Nutricionista Carolina Centeno; e palestra “Direção Defensiva”, para motoristas do transporte escolar, com integrantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Pelotas.
No último dia, o evento teve a palestra “Outrar-se para Aprender, Viver e Ensinar: porque educar é sentir”, com a professora doutora Mônica Borba, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); oficina do SENAI para serventes e a palestra de encerramento “As Relações de Cuidado”, com o professor doutor Lui Nörnberg, da UFPel.