No dia 30 de novembro, ocorreu a solenidade de formatura de 70 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), em Morro Redondo. As turmas são do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, Escola Municipal Alberto Cunha e Escola Municipal José Pinto Martins. O projeto foi retomado no município através da parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Brigada Militar.
O Proerd foi realizado ao longo do segundo semestre através da soldada Vitória Moreira para quatro turmas, nas quais foram desenvolvidas dez lições sobre temas como drogas, álcool, bullying, dentre outros. O objetivo principal é atuar na prevenção do uso por parte de crianças e adolescentes.
“Buscamos desenvolver capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastados das substâncias psicoativas e da violência, ajudando a desenvolver a autoestima do aluno, preparando-o a resistir às pressões diretas e indiretas que poderão lhe influenciar ao experimento das drogas, bem como, ajudá-
los a tomar decisões corretas de forma a refletir nas consequências de suas escolhas”, disse Vitória.
Participaram do ato solene o prefeito Diocélio Jaeckel (PTB), vereador Thiarles Schneider (PT), secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson Güths (Teko), presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Eliziane Borges de Freitas, comandante da Brigada Militar (BM) de Morro Redondo e sargento Joel Schwantz, comandante do 4º Batalhão de Policia Militar, tenente-coronel Marcio André Facin, coordenadora do Proerd do comando regional de polícia ostensiva sul CRPO SUL capitã Madalena Denzer Kruger Bosel, comandante do 3º Pelotão da Cia de Canguçu, tenente Marcos Zanetti, mascote do Proerd Deren, banda da brigada militar do CRPO SUL, equipe diretiva das escolas, familiares e amigos.
No próximo ano, o projeto terá continuidade no município.