
Para celebrar o aniversário de 35 anos do município, a Prefeitura de Morro Redondo, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a designer de moda Karol Kuhn realizam a primeira exposição de moda do município, a “Retecer Memórias”. O evento será realizado nesta sexta-feira (12), às 17h30, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
As peças conceituais foram produzidas pelas alunas que participaram do curso de Upcycling, realizado de 24 de abril a 8 de maio. A exposição estará no local aberta ao público a partir das 18h, do dia 12, e nos dias 13 e 14, das 9h às 19h, com entrada gratuita. O estilo é caracterizado pela reutilização de peças, com a possibilidade de agregar outros elementos e criar uma nova.
Com o intuito de oportunizar novas experiências e oportunidades para jovens, a vice- prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) buscou, através da profissional, conhecer mais do trabalho exercido e sobre como desenvolveu a marca.
Angelica relatou sua preocupação com os jovens do município assim como a necessidade de oferecer oportunidades. Além disso, disse que o trabalho é importante, pois além de desenvolver a habilidade com a costura, algo tão esquecido nos dias de hoje, trabalha a criatividade, inovação, empreendedorismo e reutilização.
Conforme a vice-prefeita, foram alguns meses de amadurecimento sobre o projeto até a designer conseguir conciliar a atividade profissional com a agenda para Morro Redondo. “A partir daí, foi apresentado o projeto ao prefeito Rui Brizolara (União) e para a coordenadora do CRAS Silvia Klumb, os quais imediatamente foram parceiros e decidiram custear o curso para jovens que se enquadrassem nos critérios de ações do CRAS”, disse. Em seguida, foram realizadas visitas às escolas do município para divulgar o curso e orientar sobre as inscrições.
Silvia afirma ser muito importante, além de inovador ofertar o curso às meninas, tendo em vista a oportunidade de aprendizagem da nova técnica em costura, assim como o aprimoramento para futuros projetos.
Conforme Karol, durante o curso foram utilizadas cinco máquinas de costura do CRAS e um manequim moulage. Desta forma, materiais foram transformados em novas peças como saias, camisas e calças.
O foco foi mostrar às alunas as possibilidades de transformação de peças do brechó ou de segunda mão através do redesign e recostura, desde os primeiros passos da costura até a finalização das peças que vão estar na exposição.
Karol aponta que a ideia era proporcionar apenas o aprendizado, mas com o andamento do curso surgiu a possibilidade de fazer a exposição, que será a primeira de moda do município. Sobre o nome, “Retecer Memórias”, ela afirma que foi escolhido para traduzir o trabalho que foi feito em conjunto, transformando peças de brechó que tinham uma história com outras pessoas e que hoje tomaram outra forma com a recostura das alunas, prontas para uma nova história.
A designer ainda aponta que, no futuro, poderão surgir novas turmas no município, além de novos projetos voltados a esta área visando à continuidade da formação das alunas para ingressarem no mercado de trabalho.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela designer de moda estão disponíveis no site www.studiokuhn.com e pelo Instragram @studiokuhn.