Plantas Medicinais são tema de palestra em Morro Redondo

Curso abordou desde os cuidados durante o cultivo até o modo para preparar os chás. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na quinta-feira (31), foi realizada no Centro Cultural de Eventos palestra sobre Plantas Medicinais através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Pelotas e Prefeitura Municipal, ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fábio Miguens.

O instrutor abordou a instalação e cultivo de Plantas Medicinais, dados e benefícios de 90 plantas já conhecidas. Além disso, tratou sobre o uso dos chás e seus princípios ativos, compressas, recomendações para o cultivo orgânico, manejo, colheita, secagem e armazenamento. Ele ainda deu recomendações, como o horário ideal para a colheita, a partir das 9h, e que para total eficácia, deve-se usar o chá fora do chimarrão, porque cada um tem a sua fórmula.

Miguens ainda citou que algumas plantas gostam mais de sol, outras de sombra e de umidade. Caso sejam colocadas em estufa, a recomendação é de que seja instalado o sombrite. Por fim, o agrônomo promoveu uma demonstração de como fazer um chá.

Participantes da palestra destacaram a importância deste tema, pois oportunizou saberem e obterem mais conhecimentos dos benefícios das plantas medicinais, as formas de identificá-las, além de recomendações sobre como usá-las com medicamentos tradicionais. Há relatos de pessoas que tomam remédios a muitos anos e que já não fazem mais efeitos. Neste sentido, cada um pôde relatar a sua experiência com as plantas medicinais.

Para a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) a palestra objetivou fomentar a atividade no município, pelo fato de ser colônia e pelo histórico de bastante uso dos chás. “Desde o ano passado estamos auxiliando na criação de um projeto que contemple esta demanda”, disse.

Ela destaca que, posteriormente, haverá curso voltado aos agentes comunitários de saúde que culminará na criação de uma horta. “Este encontro auxilia os participantes a terem os conhecimentos, como o grupo da parte alta da cidade que já os têm. Os moradores acabam se visitando ao longo do ano para verem e conhecerem as plantas que cada um têm. Agradeço ao engenheiro Fábio pelo apoio, ao SENAR e ao Sindicato Rural de Pelotas, que são parceiros, além dos participantes que vieram para serem os multiplicadores”, afirmou.

Confira mais fotos da capacitação

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome