Integrantes do programa Mulheres no Campo promoveram na sexta-feira (28), uma feira para apresentação e comercialização do material produzido durante a capacitação. A atividade foi realizada em frente ao Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
O Centro também recebe as aulas do programa desde o dia 14 de março, que é ministrado pela instrutora e consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Gabrielle Ávila. A ação é fruto de parceria também entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Sindicato Rural de Pelotas, vice-prefeita Angélica Boettge dos Santos (PSDB) e a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB).
Conforme a instrutora o programa objetiva desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, com intuito de promover o desenvolvimento pessoal, da propriedade rural ou do empreendimento da produtora. São cinco encontros nos quais estão sendo estudadas as características do empreendedorismo, a importância do planejamento, valor agregado ou diferencial do produto, embalagem, apresentação do produto, gestão dos custos (onde são feitos docinhos na aula), análise de custo para produzir, e a colocação de preço. Ainda será realizado o último encontro, no qual serão abordados os temas da gestão pessoal, autoestima e autoconhecimento.
Já na sexta-feira (28) foi realizada a comercialização, oportunidade na qual as participantes participaram de uma feirinha. Cada uma expôs produtos diferentes. Nara Piske, sabão artesanal reciclado, plantas suculentas e ovos da Granja das Figueiras; Cibele Costa, chá de marmelo, cristalizados e frutas desidratadas dos Doces Vô Jordão; Márcia Muller, produtos da reciclagem de jeans com bolsas e aventais; Marta Bandeira de Moura, produtos artesanais de Biscuit, bolachas e produtos da Loja de Malhas; Editi Buttow, artesanatos de fio de malha amigurumi; Tânia Regina Milech, bolachas; e Talita Araújo Prado da Silva, bolos e doces.
A vereadora Vivian destaca que empreender é sua paixão, também sua profissão e ressalta o empenho e a dedicação das mulheres empreendedoras que se destacaram nesse programa. “Que bom que conseguimos também através do Gabinete da Vice-Prefeita Angélica e parcerias trazer esses cursos importantes para a nossa comunidade”, comemorou.
A vice-prefeita comentou que além da troca de experiência entre as participantes, esse programa proporciona novas amizades e destaca o quanto foi importante cada detalhe trabalhado pela professora. “Que tenha sido mais um momento muito importante para cada uma de vocês. Para nós, que buscamos a parceria do Senar, o objetivo é trazer novas técnicas, novos aprendizados e ajudar a fortalecer as redes deste município. Em especial a instrutora Gabrielle sempre comprometida, responsável e de um coração enorme, muito obrigado por todos ensinamentos”, concluiu. Também esteve na feira o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo Antônio Martins.
Confira mais fotos do evento