OASE de Morro Redondo celebra 75 anos com culto especial

Grupo encenou a chegada e estabelecimento dos imigrantes na região. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Foi comemorado no sábado (25) de novembro o Jubileu de Brilhante da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), que fez 75 anos em Morro Redondo.

A programação especial contou com culto festivo na Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) do Advento, por meio do Ministro Tiago Marcel Semin Zang, hinos de louvor entoados pelo Coral Paroquial regido por Flávio Lilge e o Grupo Encanto, regido pelo professor Geferson Fischer.

Na sequência, um grupo de senhoras encenou a chegada dos imigrantes alemães luteranos ao Brasil por volta da década de 1880, com destino ao sul do país. Eles chegaram por Rio Grande, rumando para São Lourenço do Sul, interior de Pelotas, colônia Aliança, Progresso, Arroio do Padre e finalmente chegando à colônia São Domingos, atual Morro Redondo.

Esses imigrantes não se esqueceram de trazer em suas malas a Bíblia, o Catecismo e o Hinário. Com muita dificuldade iniciaram uma nova vida. Eram muito unidos, se ajudando mutuamente e já em 1892 formaram a primeira Comunidade Evangélica São Domingos.

O nome de São Domingos foi porque José Domingos de Almeida vendeu muitas colônias de terras aos novos colonos e resolveu doar um pedaço para formar uma comunidade religiosa neste lugar, hoje chamada de Comunidade Advento.

Em 1904, houve a chegada do primeiro pastor alemão com formação teológica e com larga experiência na África. Em fevereiro de 1905 foi lançada a pedra fundamental da Igreja e em dezembro do mesmo ano feita a inauguração. Foi um grande feito, com apenas 17 famílias.

O pastor era Arthur Neubert, que hoje dá nome ao posto de saúde do bairro Eurico Fiss. Devido a uma enfermidade, Neubert faleceu em junho de 1907, sendo enterrado no cemitério ao lado de sua filha que o antecedeu em sua morte. A comunidade ficou consternada, apoiando a esposa e a outra filha do pastor, que acabaram voltando para a Alemanha.

A comunidade crescia vertiginosamente e o novo pastor Hermann Koppelmann além de atender as comunidades em questões religiosas, era médico, e promovia atendimentos nessa área. Assim percorria toda a região a cavalo: Santa Eulália, Santa Helena, São Pedro, Cachoeira, São Domingos, Passo do Saraiva, Coxilha dos Piegas, Colorado e Morro Redondo.

A última cena contou a fundação da “Frauenhilfe”, auxílio de senhoras que ocorreu em 14 de novembro de 1948 por iniciativa de Marta Kern, esposa do Pastor Johannes Kern. O grupo cresceu e realmente auxiliou a Comunidade em diversas atividades, inclusive na construção da Casa Paroquial e cozinha do salão.

O lema da OASE é Comunhão, Testemunho e Serviço. “Assim, sempre são convidadas todas senhoras cristãs da região a participarem do nosso grupo. Graças aos nossos antepassados seguimos sempre em frente com fé, esperança e amor servindo ao senhor com alegria”, disse a presidente da OASE Regina Muller Bohm.

Ao final do evento foi oferecido um café, com renda em benefício do Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt. A iniciativa foi agradecida pela direção da instituição, que acompanhou o evento, assim como a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB).

Confira um poema do escritor Lauro Rodrigues dedicado aos 75 anos da OASE 

Janelas da alma que se abrem todo o dia
Um terreno fértil que abriga sementes de diaconia
Brilhantes estrelas que, para a família, apontam um caminho
Incomparáveis no que fazem e no que pregam com carinho
Lideranças que, como raiz e seiva, cumprem seu labor
Evidenciando sua fé, força, zelo e vigor
Unidas por uma fé que serve, age, reage e edifica
Determinadas e influentes na vida comunitária
Exemplos prático em qualquer causa humanitária

BRILHANTE é teu Jubileu, querida OASE
Resistência e resiliência vocacionada te qualificam em uma frase.
Inúmeras obras e feitos conquistados
Lindos e imprescindíveis dons, à Igreja dedicados
Há por certo o nobre compromisso com o lar
Ah… Mas as senhoras vão e vão muito além.
Na arte de promover vida, ofertar, transformar.
Tudo com um jeito guerreiro e terno
Essencialmente Divino, Inspiradamente Materno!

Oh, Deus, Nunca largue a mão dessas mulheres
Assim como elas não largam a Igreja que Tu queres
Sejas para a OASE o que a OASE é para nós.
Enlevo e proteção, mão acolhedora e forte voz!

Morro, Redondo como o sol, aquecido por ele
Ornado e abençoado por 75 anos de história
Reconhecidos, comemorados e guardados, na memória
Rainhas de um Reino que Deus construía
OASE, Paroquial, Obrigado por tudo e tanto que esse Grupo contribuiu.

Confira fotos do evento

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome