Morro Redondo: Unidades de Saúde Arthur Neubert e Willy Becker realizam atividades do Outubro Rosa

Atividade teve a participação da comunidade. (Foto: Diones Forlan/JTR)

A programação de Morro Redondo alusiva ao Outubro Rosa foi promovida na quinta-feira (27) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Willy Becker e Arthur Neubert com a realização de diversas atividades para conscientização sobre a importância da prevenção e de cuidados necessários.

A ação teve o apoio da Secretaria de Saúde, agentes de Saúde, gabinete da Vice-Prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) e a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB).

A programação iniciou com a Caminhada Rosa saindo da UBS Arthur Neubert até o Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, que teve distribuição de laços rosa e balões. No local de chegada, a programação seguiu, na parte da tarde com palestras e conversa sobre o cuidado com a pele, com a diretora e consultora Roberta Nunes. Além disso, houve um chá de confraternização com bolos, sanduíches natural, salada de frutas e roda de carreta, doados por voluntários e pela Cooperativa Sicredi.

Na oportunidade, foram realizados painéis alusivos à campanha. A abertura foi com a enfermeira Fabiana Ferraz, que representou a técnica de enfermegem Aline Eslabão, e as enfermeiras Suelen Costa Rodrigues e a Fernanda Souza Coelho. As três profissionais compartilharam informações e promoveram a conscientização sobre as doenças, sempre ressaltando a importância das equipes das UBS e dos agentes de Saúde.

Em seguida, o advogado Luiz Tavares, de Morro Redondo, abordou os direitos sociais dos pacientes com câncer. A atividade ainda teve fala da dentista Luisa Muller, que falou sobre a importância da saúde bucal, ressaltando a prevenção. A nutricionista Fernanda Dobke  abordou o tema da alimentação saudável e as rotinas e exercícios físicos.

Teve ainda a participação da terapêuta holística Suzana Munsberg, que promoveu uma roda de conversa sobre “Vivência com as Mulheres”, na qual ressaltou o autoamor e o autocuidado de forma integral. Além disso, lembrou dos vórtices de energia, os chakras e da importância de estar com eles em harmonia, auxiliando no processo de cura, seja qual for. O tema principal da conversa foi o Chakra cardíaco, que segundo ela é o centro de amor. Suzana falou também sobre o quanto é essencial o cuidado e a harmonia do nosso corpo físico, energético, mental e espiritual.

A programação foi finalizada com depoimentos das mulheres que superaram ou estão em tratamento contra a doença, que emocionaram os presentes, relatando suas trajetórias com muita força, garra e superação.

A vice-prefeita, também representando a secretária de Saúde Silvia Wahast Islabão ressaltou a importância da prevenção. “Quando a família recebe o diagnóstico do câncer, costumamos repensar a vida, em como devemos valorizar os momentos com ela, com os amigos. Por isso precisamos cuidar bem da nossa saúde e parabenizo a todos presentes”, disse. Ela ainda destacou que não há nenhuma mulher na lista de espera de mamografia no município. “Temos 15 na fila de espera de ultrassom mamário e 27 para o ultrassom transvaginal”.

A vereadora Vivian apontou a união das pessoas de Morro Redondo e afirma que todos conhecem alguém que enfrentou a doença, sejam amigos ou parentes que lutaram e venceram. “Nessa hora, percebemos o papel fundamental dos serviços públicos de saúde, do poder público, das instituições que se dedicam à causa. Que possamos, juntos, ser a força encorajadora para essas pessoas, formando uma rede de cuidado”, declarou a vereadora.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome