Morro Redondo: Município participa do Seminário Regionalizado do PNAE

Seminário aconteceu na quinta-feira (22), no no prédio da Câmara de Vereadores. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na manhã da quinta-feira (22), representantes de diversos setores do Município participaram do Seminário Regionalizado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de forma virtual, no prédio da Câmara de Vereadores, onde foi abordada a nova legislação PNAE: implicações na compra da agricultura familiar, perspectivas e alternativas para a agroindústria familiar. O Seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar/ Gerências Técnica (GET), Centro de Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelos Escritórios Regionais da Emater no Rio Grande do Sul (ESREG).

Inicialmente, cada ATR apresentou um panorama da execução do PNAE no âmbito Regional. Depois, Etho Medeiros e Amanda Sperb, da CECANE/UFRGS, repassaram as mudanças na legislação da Agricultura Familiar no PNAE e estratégias para adaptação de produtos. Após as experiências dos regionais, por intermédio de extensionista, nutricionista, outros gestores públicos e agricultores envolvidos, foram apresentadas experiências locais.

Patrícia Fernandes, da Gerência Técnica/Emater-RS, falou do papel da Emater na Execução do PNAE. Houve espaço para questionamentos e explicação sobre o trabalho, além de finalização da transmissão virtual e início do trabalho nos municípios. Por fim, ocorreu uma reunião local, onde foi preenchido um formulário com perguntas orientadoras com foco na discussão local.

Conforme o extensionista da Emater Municipal, Evaldo Voss, o grupo considerou a reunião válida e importante para aproximar os produtores, agroindústrias e gestores municipais do PNAE. Permitiu o conhecimento dos produtos disponíveis no município para ofertar a merenda escolar. Evaldo ressalta: “Podemos conhecer as mudanças na legislação do PNAE, nos foi apresentado à experiência do município de Rio Grande e nos proporcionou discutir a execução do programa no município de Morro Redondo”, disse.

Fernanda Dobke, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), gestora do PNAE Municipal, a reunião foi muito boa para o contato próximo com os produtores, pra entenderem como funciona o programa. “É um desafio com as mudanças que vem acontecendo, aumento de crianças com obesidade, diabetes e hipertensão. Por isso, se torna uma responsabilidade nossa ofertar uma alimentação cada vez mais saudável e proibindo o consumo de alimentos de produtos não saudáveis”, citou.

O município pretende continuar fazendo mais reuniões posteriormente.

Também participaram do Seminário, Adriane Lobo, extensionista da Emater Municipal, o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antonio Martins, representantes do conselho municipal de alimentação escolar, equipe diretiva de escolas, agricultores e integrantes de agroindústrias.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome