
Um dos setores que mais sofre os impactos da pandemia é o Turismo, a exemplo de Morro Redondo, que oferece o Roteiro Turístico Morro de Amores. “Apesar do distanciamento social, temos percebido que o município do Morro Redondo continua sendo bastante procurado pelos moradores das cidades do entorno, que buscam o contato com a natureza e a oferta de produtos coloniais, como forma de lazer e de driblar os efeitos do isolamento”, avalia a extensionista Adriane Lobo Costa, que observa ainda as opiniões dos moradores. “Alguns acham que o turismo pode ocasionar problemas sanitários para a comunidade, e outros, que é preciso reabrir como forma de geração de renda”, diz Adriane.
Nesse sentido, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a participação da Associação dos Empreendedores de Turismo do Morro Redondo (Aetmor) e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia, estuda a situação do turismo e as melhores atitudes a serem tomadas no momento.
Na primeira reunião, realizada em espaço aberto, em 20 de agosto, o Comtur elencou as prioridades para organizar a reabertura do turismo no município, sugerindo a criação de um selo, a ser fornecido aos empreendimentos que seguem as normas estabelecidas pelo Comitê. Também foi avaliada a visão da cidade sobre o turismo, a situação perante a pandemia e o apoio dos órgãos municipais para essa reabertura. No dia 26 de agosto houve uma reunião virtual com a turismóloga Fernanda Costa da Silva, do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, com o objetivo de esclarecer dúvidas, levantar demandas e receber sugestões para esse processo de reabertura. Entre os apontamentos, Fernanda destacou que “o ideal seria termos um programa nacional do turismo em face da pandemia, o qual dispusesse também de um selo único, aplicável a todo o território nacional, com padronização de aferição e fiscalização, para a retomada turística gradual, responsável e bem planejada, a contento de moradores e visitantes”.
Na avaliação de Adriane, “o Comtur vem desempenhando seu papel de intermediar os anseios do poder público e da sociedade civil, buscando equalizar demandas e soluções, incentivando a participação das pessoas e entidades, para que possamos construir um processo seguro e transparente para as atividades turística no Morro Redondo”.



