De Morro Redondo, Espaço Ecoar participará da 38ª OktoberFest de Santa Cruz do Sul

A floricultura trabalha na confecção de kokedamas, produção de suculentas e incensos naturais, além de receber visitantes, sob agendamento. (Foto: Divulgação)

Que a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul já é uma festa consagrada do Vale do Rio Pardo, com diversas atrações, muito chopp e cerveja, isso todos sabem. Mas, o que começa a se destacar também é o Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste segundo ano recebe um espaço maior e vai contar com a presença de 40 expositores de diversos municípios do Estado, cinco a mais que a primeira, em 2022. Além de salames, queijos, pães, cucas e rapaduras, o espaço contará com exposição de artesanato rural, floricultura rural e sementes crioulas. Nessa lista de expositores está o Espaço Ecoar, floricultura da Colônia São Domingos, em Morro Redondo que vem se destacando nas feiras que participa por todo o Estado e que pela primeira estará no evento.

A notícia chegou ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Morro Redondo, que providenciou a inscrição, nesta semana, junto à lista de homologadas e aptas a estarem na Feira. A floricultura trabalha na confecção de kokedamas, produção de suculentas e incensos naturais, além de receber visitantes, sob agendamento, para uma experiência sensorial diferenciada, entre outros atrativos. Para Everton Lautenschlager, a expectativa para a participação nessa Feira está alta, pois “nunca participamos de uma feira assim, nesse formato, longa e em dias intercalados. Vai ser uma experiência nova. Mas pelo que já nos informamos, é uma excelente feira”, revela.

O processo de seleção foi bastante criterioso, pois foram muitos os empreendimentos inscritos. Para as agroindústrias de produtos alimentares foram consideradas aquelas que estão registradas na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). O artesanato rural precisa ser feito com produtos oriundos do meio rural, como sementes, palhas e fibras. Já as floriculturas tem que ser de produção própria da família agricultora. Segundo o coordenador da Agricultura Familiar na 38ª Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, além de ser um atrativo a mais para os visitantes, a feira busca fomentar e promover a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Com a organização da Secretaria Municipal de Agricultura e Ascar-Emater/RS de Santa Cruz, a 2ª Feira da Agricultura Familiar ocorrerá entre os dias 5 a 8 de outubro, 11 a 15 de outubro e 19 a 22 de outubro no Pavilhão da 38ª Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Quem quiser contatar o Espaço Ecoar e agendar uma visita ou encomendar alguns de seus produtos, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (53) 98435-6159.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome