
Entre os dias 11 e 13 de setembro, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo foi realizado o curso de Processamento de Hortaliças em Morro Redondo.
O curso foi ministrado pela professora Márcia Centeno, que explicou as normas e condições de higiene das hortaliças na cozinha, a forma que devem ser processadas e os protocolos. Durante os encontros, foram abordadas questões como o branqueamento, congelamento, esterilização de vidros e a conservação dos alimentos.
Durante a formação também foram realizadas preparações de receitas, a forma correta de fazer a salmoura para a montagem de conservas, a preparação dos molhos de tomate e catchup e a forma correta de branquear as hortaliças, que trata-se de um procedimento que inibe as mudanças químicas que resultam em alteração do sabor e da cor dos alimentos durante o processo de congelamento.
Foram confeccionados pelos participantes diversas conservas como, picles, beterraba, couve flor, repolho, cebolinha, batatinha, caponata de berinjela, pasta de alho, além da salmoura e o sal temperado.
As participantes destacaram que o curso foi de extrema importância para o aproveitamento dos alimentos de forma correta, sem que ocorram desperdícios.
A vereadora Vivian Rickes da Rosa (PSDB), agradeceu o empreendimento Casa Wille, que faz parte do Roteiro Morro de Amores, por disponibilizar a sua estrutura e a viabilizar o espaço para que o curso aconteça. “É muito importante que se tenha parceiros para valorizar e oportunizar essas formações, agradeço o comprometimento de todos, dos empreendedores, mas também das instituições que ofereceram a formação e dos participantes que aproveitaram os encontros de forma muito produtiva”, comenta a vereadora.