Entre os dias 4 a 6 de agosto foi realizado o curso de Bordado à Mão, que aconteceu no Centro Cultural de Eventos de Morro Redondo. A iniciativa foi realizada através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo. Ministrado pela instrutora Luciana Viana, de Pelotas, o curso contou com carga horária de 24h e teve 12 participantes.
Conforme a instrutora, neste curso aprende-se a trabalhar com as técnicas de bordado livre, vagonite, bordado xadrez e ponto cruz. São utilizado tecidos próprios para cada tipo de bordado. Na ocasião, foram confeccionados bordados de toalhas, panos de prato, trilhos de mesa, chaveirinhos e marcadores de livro.
Para as participantes, “bordar é um resgate dos nossos antepassados, das nossas mães e avós, com a possibilidade de reflexão, pensar e produzir lindas peças, que encantam e alegram o nosso viver. Hoje esse momento é proporcionado pelo SENAR, através da professora Luciana Viana, que além de nos ensinar técnicas variadas de bordado, também nos estimula a agregar uma nova fonte de renda familiar”, concluiram.
Eduarda dos Santos, assessora do gabinete da vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), comentou que foi realizado mais um curso do SENAR onde a procura é cada vez maior, desta vez sendo o bordado a técnica ensinada. “Quero parabenizar as alunas pois sempre dispostas a aprender, a professora pois já não é o primeiro curso ministrado na cidade e sempre muito carinhosa e muito criativa nos seus cursos, agradecer ao SENAR por a cada ano estar disponibilizando mais cursos para nossa região, e também a cada um que se doa para que o mesmo seja realizado com sucesso”, citou.
Confira mais registros do curso
Foto: Diones Forlan/JTR