Na segunda-feira (5), ocorreu a solenidade de formatura de 59 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), em Morro Redondo, projeto desenvolvido em parceria da Brigada Militar com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Os alunos formados são das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alberto Cunha e da Escola Municipal José Pinto Martins. O PROERD foi realizado entre os meses de setembro e outubro deste ano, através do Soldado Francisco Andrade de Moura para três turmas, nas quais foram abordados temas como drogas, álcool, bullying, dentre outros, tendo por objetivo principal atuar na prevenção do uso deste ilícitos por parte de crianças e adolescentes.
“Buscamos desenvolver capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência, ajudando a desenvolver a autoestima do aluno, preparando-o a resistir às pressões diretas e indiretas que poderão lhe influenciar ao experimento das drogas, bem como, ajudá-los a tomar decisões corretas de forma a refletir nas consequências de suas escolhas”, explicou o soldado Andrade.
A coordenadora do Programa no Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO SUL) capitã Madalena Denzer Kruger Bosel, agradeceu ao Executivo e ao Legislativo municipal por apoiarem a brigada na realização do projeto. “Os formandos são as nossas sementes do futuro, quando tiverem que fazer a escolha certa já saberão o que fazer com decisão segura e se lembrarem do soldado Andrade para se tornarem cidadãos responsáveis dentro dos princípios ‘digam não às drogas’, sendo multiplicadores dentro de suas casas para o mundo”, disse.
O subcomandante do 4º Batalhão de Policia Militar, major Fabio Martinez, agradeceu aos pais e professores pela confiança de deixarem os seus alunos participarem desse programa que, segundo ele, é tão importante para a comunidade nos dias atuais. “As drogas tem devastado muitos lares e famílias com o tráfico, que é muito atuante no país. A Brigada investe muito para mudar este cenário futuro. O desafio é formar uma geração que não vai usar drogas. Vocês são o nosso futuro, vamos vencer as drogas quando não tiver usuários, sempre devem lembrar de dizer não, jamais experimentem qualquer tipo de dependência química, que levam à morte”, disse.
O prefeito Rui Brizolara (União) disse que a tentação bate à nossa porta e o fato de o município ser pequeno não o torna imune à chegada das drogas. “O tráfico só tem tendência de aumentar por que só visa o dinheiro, por isso parabenizo os pais por autorizarem os filhos a participarem do PROERD, o melhor combate às drogas é conversarem com os seus filhos e dialogarem dizendo que as drogas só fazem mal”, disse o prefeito, citando alguns reflexos que às drogas podem causar nas famíliar.
Os alunos de cada turma receberam certificado pela participação no Programa e os alunos realizaram uma redação, onde o destaque de cada turma recebeu medalha e um presente, sendo eles, Ana Clara Dias Fernandes Xavier, do 5º ano A e Joshua Martins Martenda, 5º ano B da Escola Alberto Cunha. O vencedor da Escola José Pinto Martins foi Eduardo Eslabão Schuch.
Também participaram do ato solene o presidente da Câmara de Vereadores Marcio Zanetti (União), o secretário de Educação, Cultura e Desporto Anderson Güths (Teko), o sargento Ubiratan Terra Portela, comandante da Brigada Militar de Morro Redondo, tenente Carlos Muller comandante do Pelotão Canguçu, o mascote do Proerd Deren, soldado Rodrigo Miranda da Brigada Militar de Canguçu, banda de música da Brigada Militar do CRPO SUL, equipe diretiva das escolas, familiares e amigos.
Confira mais fotos do evento