Semana Farroupilha é aberta oficialmente em Morro Redondo

Cerimônia teve a presença de autoridades e membros do CTG. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na tarde de domingo (17) foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha de Morro Redondo com a chegada da Centelha por intermédio dos cavalarianos e cavalarianas do CTG Cancela Grande que percorreram diversas localidades desde a última quinta-feira (14) e foram recebidos pelas prendas e peão titulados, demais integrantes, familiares e autoridades locais.

Representando o Legislativo e a Frente Parlamentar pela Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul, a vereadora Leticia Santos (PSDB) destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo e agradeço a vocês pois são os que fazem a Semana Farroupilha. Obrigado por conduzirem a centelha e que ela instrua o nosso lema: ‘igualdade, humanidade e fraternidade’, que é o que estamos precisando no nosso dia a dia e que o nosso CTG é pioneiro em cumprir a sua missão”.

O lema do CTG Cancela Grande é “Pela Cancela do Nosso Rincão Deixamos Entrar a Tradição”. O apoio é da Prefeitura de Morro Redondo, Cerealista Bender e Conservas GB.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) saudou os peões, prendas e piazitos e disse ser uma satisfação ver que Morro Redondo mantém esta tradição.

“Peço a Deus que dê força e coragem a todos que estão neste momento mantendo esta cultura, ver as nossas famílias guiando os nossos pequenos, pois é uma instituição que faz a diferença no Morro Redondo, estado e Brasil”.

A vice-prefeita ainda destacou a participação de uma ex-prenda do CTG, Karoline Kuhn Crizel, que apresentou um projeto realizado no município em um mês e que foi segundo lugar em iniciativa do Consulado dos Estados Unidos América (EUA). Ela foi procurada por ser do município, mas também pelo envolvimento com esta entidade.

“O futuro do nosso município está nas mãos do Cancela Grande, parabenizo a todos desde a campeira, invernada artística, as sedes por serem espaços para manterem esta tradição viva, e que esta chama acesa hoje dure nos nossos corações até setembro de 2024”.

O ex-patrão Martin Buttow cumprimentou os cavalarianos pela condução e chegada da centelha e que somente após acesa dentro do salão passa a ser Chama Crioula e que o tempo colaborou.

O atual patrão, Edo Elmar Ropke, agradeceu a turma que se envolveu há 15 dias para definir o roteiro de busca da centelha e a cada integrante que participou do momento. “Deus nos abençoou com dias bons durante a cavalgada e nos solidarizamos com as vidas perdidas no estado pela enchente”, disse.

Também presentes no ato, a vereadora Maria Augustina Ludtke (Mais Brasil), o Tininha, ex-patrões Nadir Fonseca e Rudinei Ludtke.

Além do ato de acendimento da Chama Crioula, a ocasião teve show de Jorge Xavier, apresentação das invernadas, tertúlia livre e acampamento de invernadas durante a noite.

Confira a sequência da programação:

Segunda-feira (18)

Visitação das escolas municipais durante o dia, apresentação das invernadas a partir das 19h, tertúlia livre, acampamento de invernadas a noite.

Terça-feira (19)

Visitação das escolas municipais durante o dia, apresentação das invernadas a partir das 19h, oficinas de tiro de laço infantil e chula, tertúlia livre, acampamento de invernadas a noite.

Quarta-feira (20)

Desfile as 9h saindo da frente da Fábrica Neumann, culto crioulo as 11h30, almoço com churrasco (rês e porco) e saladas as 12h30. Valores: R$35 para não sócios e R$30 para sócios com vendas de ingressos antecipados, apresentações das invernadas as 14h, baile com Grupo Rodeio dos Ventos a partir das 15h e as 16h extinção da Chama Crioula.

Todas as atividades serão realizadas na sede localizada no Passo do Valdez.

Confira mais fotos do evento 

Fotos: Diones Forlan/JTR

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome