Nesta terça-feira (9), a escritora Marciele Goetzke esteve, reunião com o prefeito Rui Brizolara (DEM) e o secretário de Educação, Cultura e Desporto Anderson Guths (Teko), apresentou o projeto Monte Bonito da Serra dos Tapes e fez a entrega de 10 exemplares do livro para o município de Morro Redondo.
Aproveitando a estadia, a autora realizou a primeira oficina e palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Cunha, onde os alunos conheceram o livro e após um bate-papo, onde foram instruídos por Marciele e pela professora Paula Krauze, a pesquisarem um pouco da história do município e de suas famílias. A tarefa foi recebida com entusiasmo pela turma.
Conforme a escritora, Monte Bonito da Serra dos Tapes – causos e memórias das comunidades rurais pelotenses, foi um projeto cultural que explorou a contação de histórias e os saberes da oralidade das comunidades rurais pelotenses na Serra dos Tapes.
Periféricas desde sua constituição, de uma ancestralidade anterior à própria cidade, essas comunidades carecem de ações de preservação das suas narrativas. Resgatando os casos, as lembranças e o modo de vida das pessoas que salvaguardam nossa história não documentada, alcançou-se um olhar mais diverso sobre a nossa própria identidade.
A partir daí, o projeto gerou um livro que teve essas pessoas como coautores, com seus contos e causos, além de conteúdo documental. O livro é resultado de uma investigação sobre a memória e a história da colônia pelotense a partir de relatos orais. Nele é possível encontrar caminhos reais e imaginários para percorrer um espaço tanto material como afetivo, de uma experiência coletiva que, às vezes nem percebemos e é composta de uma infinidade de pequenos retalhos. Escritora ressalta que todo o trabalho realizado contribuirá para o patrimônio cultural gaúcho e nacional, também resultando em outras atividades, como oficinas.
Sobre ações nos municípios aqui da região, Marciele destaca como parte do projeto, os municípios que faziam parte da Serra dos Tapes, muitos deles anteriormente distritos de Pelotas, portanto intrinsecamente ligados à sua história estão recebendo exemplares do livro e oficinas para alunos de escolas municipais. “Ações como estas se fazem relevantes, principalmente junto aos municípios que rodeiam a cidade de Pelotas e que também fazem parte desta história, pois auxiliam na preservação de narrativas e saberes dessas comunidades”, citou. Além de Morro Redondo também foram realizadas ações juntos aos municípios de Arroio do Padre, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Turuçu, entre outras.