Morro Redondo: Livro “Memórias e histórias da minha vida” é lançado

Osmar Franchini lançou seu primeiro livro aos 77 anos (Foto: Diones Forlan/JTR)

Aos 77 anos, o morro-redondense Osmar Franchini lançou seu primeiro livro, chamado “Memórias e histórias da minha vida”, contando também histórias da cidade.
“Há muito tempo eu tinha vontade de escrever alguma coisa da minha vida e da história do município, conforme meus conhecimentos, coisas vivi e presenciei. Alguns podem até duvidar, mas é a pura realidade”, disse.

A obra é produzida em preto e branco, como característica da memória. Dentre os temas, estão a infância e a família, com destaque para o avô Guilherme Reinhardt, que foi o primeiro a ser sepultado no cemitério da comunidade São Domingos, hoje conhecida comunidade Advento. Também, ele fala sobre os alimentos que eram produzidos, de que forma eram colhidos e de depósitos que vendiam produtos dos colonos.

Além disso, o autor relata as experiências dentro de um orfanato, trabalhos realizados nas Conservas Minuano e no setor de leitaria, o período em que atuou como zelador no Advento, bem como a passagem na Rádio Bonfim FM, onde criou o programa Alô Alô Morro Redondo. Ele destaca a criação do Museu Histórico, que contou com o apoio de Ervino Buttow e Antônio Reinhardt, além da ajuda da população e, posteriormente, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a doação de um espaço pela Prefeitura.

Ainda, Franchini retrata as curiosidades sobre o município, como por exemplo, o que se tinha na praça Doze de Maio, o porque Grêmio Esportivo Índio, como eram as festas, entre outros, envolvendo também as localidades e as rotinas de antigamente.

“Nesse mundo de hoje precisamos ter muita fé, crer em Deus que é o pai da humanidade e que todos os problemas que estamos enfrentando hoje serão resolvidos”, afirmou.
Franchini já está planejando a elaboração de um segundo livro sobre aspectos voltados à cidade. Aqueles que quiserem colaborar com fotos e relatos podem entrar em contato pelo telefone (53) 99911-4687 ou ir até a rua dos Hibiscos, 6.

Entre os agradecimentos para que se concretizasse o livro, Franchini citou o apoio da família, Jacarandá Shopping, Rui Brizolara, Restaurante Point, Marcos Franchini, Feddern Granitos e Mármores, Comercial Princesa e Diocélio Jaeckel.

“Memórias e histórias da minha vida”, pode ser adquirido pelo valor de R$ 10.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome