Na quarta-feira (24), o prédio da Câmara Municipal de Vereadores foi o local para realização da Assembleia Geral Ordinária da Associação Amigos da Cultura, com a eleição de chapa única da nova diretoria para o período de 2023 a 2025.
Os novos membros são a presidente Patrícia da Silva Hackbart, vice-presidente Vivian Rickes Rosa, secretário Carlos Eduardo Ávila Bauer, vice-secretária Edith Buttow, tesoureiro Osmar Franchini, vice-tesoureiro Thiago Barwald Cardoso, conselho fiscal Ervino Buttow, Daniel Vaz Lima e Carliston Lima Ribeiro.
No primeiro momento foi apresentada e aprovada a prestação de contas da gestão 2022 a 2023 que foi presidida pela então presidente Andréa Cunha Messias. Também houve relato das ações realizadas. Em um deles, a presidente ressaltou ausência de funcionamento regular do Museu Histórico desde o retorno das atividades presenciais no período pós pandemia de Covid.
“Como não tem ônibus aos domingos, a meta buscar alternativas para que o Museu possa abrir durante a semana”, disse.
Ela ainda advertiu sobre a necessidade imediata da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto viabilizar recursos necessários para a retomada de ações educativas do Museu, localizado junto ao Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Entre elas com alunos das instituições públicas de ensino no município, do café com memórias, em parceria com as instituições que cuidam dos idosos, e também da organização e execução de oficinas de capacitação de agentes de patrimônio, a cargo do projeto de extensão Museu Morro-redondense: Espaço de Memórias e Identidades, em parceria com o programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do curso de bacharelado em Museologia.
A presidente ressaltou também que segundo certidão negativa expedida na quarta-feira pela Receita Federal, o CNPJ está regularizado e isento de dívidas, apto, portanto, a participar em editais de fomento. Na sequência foi apresentada e aprovada a inclusão de novos associados.
Os participantes da assembleia de forma geral agradeceram ao curso de Museologia, professores e alunos da UFPel pelo apoio e suporte dados ao Museu. Agradeceram ainda aos doadores de peças que constam no acervo.
Por fim, foi apresentada a proposta da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto para ampliação do espaço físico do Museu. Os participantes aprovaram a ideia, que irá avançar em um encontro próximo.
Participaram da assembleia, as vereadoras Leticia Santos (PSDB) e Vivian Rickes Rosa (PSDB), a presidente da Associação de Empreendedores de Turismo, Sabrina Waltzer, padre da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim Quefren Nabuco, professor de Museologia e representante da UFPel Diego Ribeiro.