Após quatro meses de espera, enfim o sonho da casa própria para alguns moradores de Jaguarão chegou ao fim. O Projeto de Lei 99/2019 do Poder Executivo, que trata sobre o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 15 milhões para pavimentação de vias públicas, qualificação da iluminação pública e construção de casas populares entrou em pauta para a votação, mas infelizmente não atingiu a meta de aprovação que seria de 2/3 dos vereadores.
Seguindo normas burocráticas, a votação foi realizada em dois turnos. A primeira, em uma sessão ordinária ocorrida no último dia 28 e a segunda em uma sessão extraordinária no último dia 30.
Após a explanação dos vereadores a favor e contra, a votação encerrou quatro votos favoráveis e quatro contrários nas duas sessões, visto que, na primeira, a presidente da Casa, Miriam Coelho (PT) não compareceu por motivos de saúde e na segunda a vereadora Janaína Lameiro (PT) também não se fez presente.
Os votos favoráveis foram dos vereadores Renato Bauck (PP), Jorge Tormes (PDT), Luiz Veleda (MDB) e Enio Rigatti (MDB). Já os votos contra foram de Rogério Medeiros (PSB), Fred Nunes (PSB), Oberte Paiva (PT), Janaina Lameiro (PT) e Miriam Coelho (PT) que alegaram falta específica de informações de como será realmente utilizado o recurso.
Esse resultado causou revolta e indignação na população, pois aguardavam a liberação para adquirir a tão sonhada casa própria e também a infraestrutura das ruas do município. Nas redes sociais, a maioria ressaltou que, os vereadores contrários não pensaram no povo e sim em questões políticas.