Jaguarão: Legislativo promove atividades de valorização da cultura negra

Neir Madruga esteve na tribuna da Câmara falando da história da cultura negra em Jaguarão, os anseios e necessidade. (Foto: Assessoria/Câmara de Vereadores)

O mês de novembro é marcado para lembrar a luta dos povos negros. O dia da Consciência Negra é em 20 de Novembro, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade.

Com isso, o Legislativo de Jaguarão realizará diversas atividades. Na terça-feira (9), Neir Madruga, representante da causa no município e presidente do Clube 24 de Agosto, ocupou a tribuna da Câmara para falar da história da cultura negra em Jaguarão, os anseios e necessidades. “Queremos que nossa gente seja tratada com dignidade, humanidade e mais respeitados como cidadãos. Existe ainda muita coisa errada no que diz respeito à sociedade negra e precisamos seguir a luta pela igualdade”, disse.

A pauta em questão também será discutida no dia 22 de novembro, através de uma audiência pública virtual. No dia 25, será realizada pela primeira vez a entrega da Medalha Mestre Vado para personalidades negras do município. Neste ano, os dois homenageados serão Neir Madruga e a Mãe Nice de Xango, escolhidos por meio de uma Comissão Especial, conforme exigência da lei nº6.123/2015.

Além do Legislativo, o Clube 24 de Agosto também realizará a Semana da Consciência Negra, com incentivo dos vereadores Cristiano Cardoso (Cidadania) e Maria Fernanda Passos (PT), que conseguiram recursos de cerca de R$ 40 mil para a realização. O clube foi fundado por negros operários na cidade de Jaguarão, em 1918, com o intuito de criar um espaço para o divertimento e sociabilidade dos afro-descentes recém saídos da escravidão. Ainda em funcionamento, realiza festas e promove discussões sobre o patrimônio do negro na cidade de Jaguarão.

As atividades acontecerão em parceria com Ile Mãe Nice De Xangô, Neabi Unipampa e coletivos dos movimentos negros da cidade e será realizada entre os dias 15 e 20.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome