Com a Biblioteca Pública completamente lotada, na noite da última terça-feira (17), Jaguarão recebeu a edição do Programa Giro pelo Rio Grande, que teve o slogan “O Brasil está para negócios?”.
O encontro foi organizado pela Fecomércio-RS com o apoio do Sindilojas Fronteira Sul, reunindo sindicatos parceiros também de,Caçapava do Sul, Camaquã, Bagé, Canguçu, Pelotas e Rio Grande, além de empresários do setor terciário, lideranças de entidades e autoridades. O principal objetivo foi instrumentalizar os empresários abordando temas importantes para os negócios, promovendo uma integração entre empresários, sindicatos patronais e a Fecomércio-RS, no intuito de juntas fortalecerem sua atuação.
Após as falas das autoridades, aconteceu as palestras dos painelistas da Fecomércio-RS, sendo eles: o consultor econômico Marcelo Portugal, que falou sobre a conjuntura econômica do país, o assessor parlamentar Lucas Schifino, que explanou a situação do Brasil do ponto de vista político e o consultor tributário Rafael Borin, que falou sobre tributação.
Segundo o presidente Luiz Carlos Bohn, a Fecomércio realiza desde 2011 o projeto eventos em todas as regiões do estado. “O encontro de hoje irá servir para analisarmos os investimentos, ampliação, contratação e outras necessidades e escopos dos negócios precisam estar amparados pela conjuntura econômica, política e tributária. De que forma essas três forças podem auxiliar ou prejudicar os empreendimentos este ano é uma das questões a serem avaliadas no evento”, disse.
Agradecendo a oportunidade de levar o evento ao município, o presidente do Sindilojas de Jaguarão, José Fernando Martins Mendes, ressaltou que a noite serviu para informar a fronteira o que está acontecendo atualmente no país e analisar se o Brasil está mesmo para negócio.
Encerrando as falas, o prefeito Favio Telis (MDB) deu as boas-vindas a todos e frisou que o Brasil é uma grande nação, sendo necessária a realização de uma grande transformação, visto que o país ainda não está para negócios, pois existem ainda muitas pautas a serem estudadas.