Artesãs jaguarenses se destacam em mais um concurso regional

Trabalhos artesanais concorreram em concurso regional. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de, em tempos de Pandemia, divulgar o artesanato em lã crua da Região, a EMATER/Ascar RS Regional de Pelotas realizou o II Concurso Virtual. Na ocasião, 32 artesãs participaram, com 52 peças de nove municípios da Região nas categorias tecelagem, tricô, crochê, crochê jacquard, feltragem e outras técnicas.

Mais uma vez,  o município de Jaguarão, teve sua participação muito significativa com a apresentação de 15 trabalhos, que conquistaram os prêmios de primeiro lugar em duas categorias. A artesã Elci Ferreira Caldas foi premiada com o primeiro lugar na categoria tecelagem com fio artesanal, com um belíssimo trilho, e a artesã Débora Lima ficou com o primeiro lugar apresentando um pala. 

O trabalho artesanal genuíno é uma característica do artesanato em lã ovina de Jaguarão e o crochê jacquard já é identificado como produção típica do município, reconhecido nos concursos e eventos, tanto que, nesta categoria todas as peças inscritas foram produzidas por artesãs locais.  As artesãs que classificaram suas peças em primeiro lugar participarão, com trabalhos inéditos, da etapa Estadual do II Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina que deverá ocorrer no mês de setembro, durante a Expointer em Esteio. Mais uma vez o artesanato de lã de Jaguarão se destaca pela diversidade de técnicas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome